Tamanho do texto

Descobrimos os ingredientes que misturados têm gostinho de chiclete. E mais: três sobremesas tutti-frutti

Normalmente cor-de-rosa, ele é bastante apreciado na infância. O sabor tutti-frutti está em chicletes, bebidas e tantos outros produtos industrializados. A palavra tem origem italiana e, em tradução livre, significa todos os frutos. Mas, afinal, quais são os ingredientes do tutti-frutti?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

A receita varia de país para país e até de acordo com a região. “Depende das frutas disponíveis”, diz o aromista Alexandre Matos, da Givaudan , empresa de aromas e fragrâncias. A base, porém, é sempre a mesma: banana e laranja. "Mas notas suaves de outras frutas também podem estar presentes na mistura, como abacaxi, maçã e framboesa." Os toques picantes e florais dos produtos industrializados ele encontrou nas especiarias. "Uma mistura com 45% de banana, 35% de laranja, 15% de baunilha e 5% de cravo dá um ótimo tutti-frutti caseiro", diz.

SABIA QUE CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE? CLIQUE AQUI E ENTENDA

Com a “fórmula mágica” em mãos, fomos atrás de outro especialista. Desta vez para colocar os ingredientes na panela e fazer a mistura tomar corpo. “Não foi simples”, diz o chef patissier Lucas Corazza, do Bar.bar , em São Paulo. “Precisei traduzir e adaptar a composição sugerida”, afirma. Valeu à pena. Os quitutes que preparou tiveram de ter as proporções equalizadas e levaram outra fruta: morango. Aprenda a fazer bolo gelado, cupcake e bombom -- este último recheado com uma deliciosa ganache , que serve para recheios e coberturas de doces. Tudo com o velho conhecido gostinho de chiclete.

RECEITAS
BOLO GELADO DE TUTTI-FRUTTI
CUPCAKE DE TUTTI-FRUTTI
BOMBOM DE TUTTI-FRUTTI

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.