Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Cúrcuma
Nome científico: Curcuma domestica

Apresentação

A cúrcuma é o caule de uma planta como o gengibre, porém é sempre utilizada em pó. Já que esta é a melhor forma de manter a sua coloração indefinidamente, apesar do sabor diminuir ao longo do tempo. Na Tailândia e no leste da Ásia o tempero fresco é preferido ao seco, sendo a raiz ralada e adicionada a pratos com curry.

Usos

Cúrcuma é amplamente utilizado no Oriente Médio Oriente como condimento culinário e como corante. Na Índia, é usada para colorir muitos pratos doces. Seu uso data de 4000 anos na Índia, como um dos principais temperos possuindo importância religiosa, sendo atualmente utilizado em quase todos os pratos de sua culinária, vegetais ou à base de carne. As maiores quantidades são utilizadas em lentilhas cozidas, batatas cozidas, arroz e em quase todos os curries em pó - um dos principais ingredientes, já que é responsável por sua coloração amarela. Ela é usada em muitos peixes, possivelmente porque mascara com sucesso os odores de peixe. 

Curiosidade

Cúrcuma é, de fato, uma das mais baratas especiarias. Embora, seja utilizada como corante de forma similar ao açafrão, não podemos confundir as utilizações culinárias particulares a cada uma destas especiarias. Substitua-o em algumas receitas com parcimônia, para não tornar amarga a preparação. A tintura da cúrcuma é um problema para a limpeza dos utensílios de cozinha, incluindo tábuas de corte. Por não ser resistente à luz, o pigmento perde a cor após uma hora em luz solar direta.

Nomes em outras línguas

Inglês: Turmeric

Italiano: curcuma 

Francês: curcuma, açafrão des Indes