Tamanho do texto

Aprenda duas receitas e saiba mais sobre a gastronomia do povo mais esbelto do mundo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535087105&_c_=MiGComponente_C

Basta ouvir falar em comida francesa que logo há a associação com o requinte e, também, com preços nada módicos. E há uma explicação para isso. Daniela França Pinto, do restaurante Lola Bistrot, define essa culinária como uma das mais emblemáticas por ser o berço da gastronomia ocidental . Os primeiros registros mais técnicos e menos empíricos sobre a cozinha são franceses.

Mas Daniela diz, também, que nem sempre esse tipo de gastronomia precisa custar caro. A batata, apesar de não ser oriunda da França, é um ingrediente quase que indispensável na mesa do francês. A mesma coisa posso dizer da maçã e hortaliças em geral. Mas esses não são os únicos ingredientes que agradam o paladar desse povo. Os franceses consomem muito pato, foie gras, creme de leite, manteiga, manteiga e manteiga, brinca. Sem dúvida nenhuma é possível degustar essa culinária sem gastar muito".

Também ao falar em comida francesa logo todos lembram que lá vivem as mulheres mais belas e esbeltas do mundo. Vânia Assaly, médica nutróloga de São Paulo, lembra que isso se deve a questões genéticas aliadas ao hábito de caminhar muito e comer bem . Eles usam pouca farinha refinada e mais gorduras, o que condiz com as novas teorias sobre hábitos alimentares. Se você estranhou o trecho que cita o aumento de gorduras, Vania explica:

Não podemos nos basear apenas nas calorias. Quando se come pouca gordura, queimamos menos e guardamos mais. E, segundo ela, bons hábitos fazem parte dos costumes franceses. Há um bom balanceamento de proteínas, gorduras e pouco carboidrato refinado. E há outros dois segredos que ninguém duvida serem eficientes: Lá, também não há o hábito de comidas industrializadas e, também, eles priorizam mais o paladar, não o volume".

Receitas
Agora, aprenda receitas que apesar de sofisticadas não levam ingredientes caros. Aliás, a receita da sobremesa do restaurante La Cocagne pede ingredientes que você deve ter todos em casa... Mas comecemos pelo prato principal, o Moules Frites, um prato de mexilhões do Ici Bistrô , cuja maior vantagem é a simplicidade do preparo. Confira:

*Moules Frites
*Timbale Elysées


Leia mais sobre: culinária francesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.