Tamanho do texto

Aprenda a preparar uma versão deste clássico francês

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237538988538&_c_=MiGComponente_C

Conta a história que o crepe suzette teria sido criado pelas mãos de um maître chamado Henri Charpentier, enquanto este servia o príncipe de Gales. A enciclopédia Larousse da Cozinha do Mundo , no capítulo França, resume assim a invenção: "A calda incendiou-se ao contato com o réchaud. O príncipe achou a receita deliciosa e Charpentier perguntou se poderia nomeá-la em homenagem a ele. Mas o príncipe, voltando-se para a jovem senhora que o acompanhava, respondeu: 'chame de crepe suzette'".

Ingredientes
1 ¼ xícara (chá) de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de licor de laranja
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de sal
Óleo para untar

Calda
1 xícara (chá) de margarina
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de licor de laranja
¼ xícara (chá) de conhaque

Modo de preparo
Coloque no liquidificador o leite, os ovos, a margarina, o licor de laranja, a farinha de trigo e o sal. Bata até misturar os ingredientes. Despeje em uma tigela, cubra com uma tampa e deixe descansar por 40 minutos. Passado este tempo, pincele um pouco de óleo em uma frigideira e aqueça-a. Coloque uma concha da massa do crepe na frigideira de forma que fique uma camada fina. Frite até a borda ficar levemente dourada. Vire-a e doure a outra parte. Repita a operação até que a massa termine. Em seguida, dobre cada crepe em quatro partes, formando um triângulo. Reserve.

Prepare a calda em uma panela grande. Leve ao fogo brando a margarina, o açúcar, o suco de laranja e de limão e mexa até derreter. Junte o licor de laranja e os crepes. Cozinhe por três minutos e vire de lado. Despeje o conhaque, acenda a mistura com um fósforo e deixe flambar.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1h20

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.