Tamanho do texto

A Toscana é a porção que vai do Mar Tirreno, na costa oeste da Itália, e segue até os Apeninos. Com terreno ondulado, ela se tornou não apenas o estreito de passagem entre o sul e o norte italianos, mas uma região perfeita em clima e gastronomia

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535097371&_c_=MiGComponente_C

Dados gerais
A Itália, como um todo, tem hoje em dia 60 milhões de habitantes. A Toscana, especificamente, é onde vivem pouco menos de 4 milhões de pessoas ¿ número que flutua bastante na época do turismo, quando cidades como Florença (a capital da região), Siena, Arezzo, Lucca, Pisa e Livorno ficam repletas de visitantes.

Ingredientes principais
Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é forte e delicada ao mesmo tempo. O azeite de oliva, os tomates, as favas, os presuntos e salames são destaques nessa culinária que ainda hoje tem inspiração camponesa.

Como em outras regiões do país, ali também se produz muitos tipos de embutidos, entre eles o célebre salame toscano. Parmesão e pecorino são os queijos mais utilizados, servidos inclusive como prato principal ou sobremesa. E existem ainda os cogumelos selvagens, sensação da Toscana que, no outono, alta estação, tornam-se ainda mais solicitados.

No dia-a-dia
A estrela do menu toscano é sem dúvida a bisteca alla Fiorentina, um delicioso e macio filé que pode ser servido com azeite e limão fresco e sempre mal passado. Em geral, ele vem acompanhado de feijão branco bem temperado, outra tradição da Toscana. Pratos assim, de carne, rivalizam em preferência com a ribollita, famosa sopa que leva um misto de verduras, feijão e cebola e é servida com fatias de pão com alho.

Tradições
Se três ingredientes puderem representar a Toscana como um todo, o pão, o azeite e o vinho cumprem bem esse papel . O último deles, por sinal, é um marco da região. O Chianti é um vinho encorpado e seco, com notas de frutas bem marcadas e produzido principalmente com as uvas Sangiovese.

O Chianti combina bem com comidas leves e seus sabores e aromas são de dar água na boca. Segundo a Associação Brasileira de Sommeliers, esses são alguns dos melhores produtores da região do Chianti clássico: Antinori, Castello dei Rampola, Castello di Ama, Felsina Berardenga, Fontodi, Riecine e San Giusto a Rentennano. Anote na agenda e, ao preparar o próximo almoço, um cardápio toscano regado a um vinho típico será sucesso garantido.

Sobremesas
Os doces mais típicos da Toscana reproduzem, ainda hoje, receitas seculares da região, como por exemplo o panforte, um bolo compacto salpicado de canela e cravo da índia, com amêndoas moídas, casca de laranja e mel. Sobremesas à base de amêndoas ou farinha de castanha, aliás, são as prediletas por ali.

Receita
O chef Carlos Soares , do restaurante Vila Conte , em São Paulo, ensina uma receita tipicamente toscana. Veja na foto.

Stinco de Cordeiro com Risoto Primavera

Ingredientes para o Cordeiro

4 Stinco de cordeiro
1 garrafa de vinho tinto
100 g de cenoura picada
100 g de salsão picado
100 g de cebola picada
50 g de alho
1,5 L de água
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Tempere as peças de cordeiro com sal e pimenta esfregue o alho e as ervas para ficar bem aromatizado. Coloque numa assadeira, acrescente o vinho e a água e cubra com papel alumínio. Coloque no forno 170ºC por 3 horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar sem queimar. Retire o cordeiro da assadeira, coe o molho e reserve.

Ingredientes do Risoto
50 ml de azeite
40 g de cebola picada
1 folha de louro
300 g de arroz arbóreo
100 ml de vinho branco
1,5 L de brodo (caldo de legumes)
80 g de cenoura cortada em cubos
50 g de ervilhas
50 g de vargem
80 g de queijo parmesão
40 g de manteiga

Preparo
Numa panela pré-aquecida, coloque o azeite e a cebola com a folha de louro (para liberar o perfume). Antes de a cebola começar a dourar e junte o arroz. Mexa para os grãos se envolverem bem com o azeite. Adicione o vinho, mexa novamente e vá adicionando o brodo aos poucos, sem parar de mexer até que o grão fique cozido, mas ainda firme. Junte os legumes e continue mexendo. Coloque o queijo e a manteiga para finalizar.

Montagem
Coloque o risoto no centro dos pratos e disponha os cordeiros sobre o risoto, com o molho em volta. Decore com uma erva que desejar.


Vila Conte
Tel.: (11) 5054.0166 (Moema); (11) 3284.7338 (Paraíso)
www.donpepedinapoli.com.br/vilaconte


Leia mais sobre: comida toscana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.