Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535092770&_c_=MiGComponente_C

Região
A Tailândia é um país asiático limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, a oeste pelo mar de Andaman e ao norte por Mianmar. Sua capital é a cidade de Bangcok .

Dados gerais
Como um país tropical e de cultura milenar , a Tailândia é conhecida por muitos como um sonho de férias, um lugar exótico de clima quente e mar de beleza rara. Com esse potencial paradisíaco, a Tailândia passou a ser notada ¿ e sua culinária criativa, delicada e de sabores ricos não passou incólume, mas sim se popularizou em metrópoles do mundo afora.

Ingredientes principais
A base da gastronomia tailandesa são os molhos preparados com ingredientes interessantes e marcantes como pimentas, caranguejo, ostra, leite de coco, alho, especiarias e o nam pla, molho de peixe que em muitos pratos substitui o sal. O arroz também é bastante usado por ali.

No dia-a-dia
Na Tailândia, é comum vermos um café da manhã bastante consistente, um almoço leve e um jantar farto (pois essa é, para os tailandeses, a refeição mais importante do dia). Muitas refeições são compostas por arroz, sopa, peixe ou frango preparado de diversas formas, saladas, hortaliças e frutas como sobremesa.

É indicado provar o Khao Mangal , frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre, e o Neuayum, uma mistura condimentada de carne moída e salada que geralmente é acompanhada de pad thai, macarrão fino frito com broto e sementes.

Tradições
Além do sabor único, o que fica muito evidente na culinária tailandesa é a arte de apresentar os pratos. Não apenas as receitas são preparadas com muito esmero, mas a decoração e montagem dos pratos são incrivelmente delicadas.

Em todas as mesas é comum encontrar arranjos florais, e frutas, legumes e outros ingredientes não raramente são moldados ou esculpidos para elevar a sensação de experimentar aquela receita. Só há um detalhe para se lembrar ao fazer uma refeição na Tailândia: a expressão my phet é o que indica que seu prato deve ter uma quantidade de pimenta ou temperos reduzida (e mais amena para o paladar ocidental).

Sobremesas
As frutas são a base para os doces tailandeses, sendo o coco, talvez, a principal delas.

Receita
Chef do restaurante Thai Gardens , em São Paulo, a tailandesa Tasanai Phian-o-Pas , ensina a fazer um dos sucessos de seu cardápio.

Mapraw
Filés de boi ao curry verde com legumes servido no coco

(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
100g de filet mignon
150 g de talo de bambu
150g de jiló
3 pimentas vermelhas
100 ml de leite de coco
3 colheres sobremesa de pasta de curry verde
Sucos de duas limas
1/2 colher de sopa de molho de peixe
1 colher (chá) de açúcar
1 coco fresco aberto
Azeite

Preparo
Corte a carne, o talo de bambu e o jiló de forma irregular. Corte a pimenta vermelha em tiras. Em uma panela, coloque o leite de coco e um pouco de azeite, deixar ferver até formar um creme com uma ligeira capa de azeite. No mesmo momento, junte a pasta de curry e misture bem.

Coloque a carne, o suco de lima, o molho de peixe e o açúcar e deixar em fogo baixo até ferver. Após ferver, adicione o jiló e continue cozinhando em fogo baixo até que a carne esteja no ponto. Finalmente, adicione a pimenta. Sirva dentro do coco verde.


Thai Gardens
www.thaigardensgroup.com
Tel.: (11) 3073-1507

Leia mais sobre: comida tailandesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.