Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do região, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535093858&_c_=MiGComponente_C

Região
O sul dos Estados Unidos é a porção do país que engloba estados como Louisiana, Alabama, Kansas, Tennessee, Kentucky, Georgia e Mississipi.

Dados gerais
Cerca de 99 milhões de pessoas vivem no sul dos Estados Unidos, uma região de herança cultural e histórica muito emblemática ¿ seja em termos musicais (com o nascimento do jazz), literários ou nas fabulosas cozinhas cajun e creole.

Ingredientes principais
A culinária chamada de cajun é um legado trazido pelos colonizadores franceses para o sul dos EUA, em meados do século 18. Esse modelo de cozinha, que nasceu da necessidade dos refugiados, é caracterizado pelo uso de vegetais selvagens e muitas ervas, caranguejos, camarões, pato, peixes de água doce (tudo o que se podia encontrar nos pântanos).

Surgiram, daí, os cozidos, fricassés, sopas e molhos picantes, pratos normalmente feitos como refeição única, misturados em um mesmo caldeirão. Já a cozinha creole tem origem bem distinta, apesar de ter se originado nos EUA na mesma época.

A cozinha creole nasceu na aristocracia europeia, misturando tendências francesas, italianas, alemãs e espanholas com ingredientes indígenas e algumas preferências africanas. Receitas creoles usam muito milho, quiabo, tomate, lembram bastante as paellas e são feitas em cozimento muito lento.

No dia-a-dia
Apesar de não ser exclusivamente cajun ou creole, Nova Orleans, a maior cidade da Louisiana, é o lugar onde as tendências culinárias do sul podem ser experimentadas. Ali, uma refeição pode começar com sopa de tartaruga, um gumbo (guisado) de camarões ou uma etouffée (mistura de frutos do mar, ou frango, cozidos com arroz). É comum encontrar ainda arroz e feijão, prato muito parecido com o prato principal do brasileiro, ou jambalaia (um cozido de feijões, frango, tomates e temperos).

Para quem gosta de um pouco mais de calor na comida, o local é um polo de pimentas variadas, com molhos de nomes divertidos como pyromania ou devils drops. Em refeições mais rápidas e leves, os sanduíches são feitos com pão francês e recheios como picles, maionese ou mesmo frutos do mar.

Tradições
As criações culinárias típicas dos antepassados europeus são muito celebradas no sudoeste norte-americano, em inúmeros festivais. A cidade de Gonzales, na Louisiana, é responsável pelo Jambalaya Festival; em Thibodaux, há o Louisiana Gumbo Festival; New Orleans organiza anualmente o Seafood Festival e outras cidades promovem festas inusitadas como o festival do crocodilo de Luling, ou o festival da cana-de-açúcar de New Iberia. É vasculhar o calendário de eventos sulista e se fartar.

Sobremesas
A hora do docinho também não fica atrás em sabor, quando se fala nas cozinhas cajun e creole. São clássicas as tortas de noz pecan, as sobremesas feitas com café, os bolos de chocolate com calda quente, sorvetes de lima, bananas flambadas. Tudo sempre servido com uma apresentação dramática, muito bonito e apetitoso.

Receita
O chef Emeril Lagasse, um dos mais conhecidos especialistas em culinária sulista norte-americana, tem uma excelente receita frango típico local.

Frango Frito Creole
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
1 frango inteiro, já cortado em pedaços
2 xícaras de mostarda
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de leite
Óleo vegetal para fritar
Para fazer o Essence, um mix de temperos
5 colheres (sopa) de páprica
1/4 de xícara de sal
1/4 de xícara de alho em pó
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de cebola em pó
2 colheres (sopa) de pimenta caiena
2 colheres (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de tomilho seco

Preparo
Primeiramente, prepare o Essence colocando todos os ingredientes em uma vasilha e misturando bem. (Esse tempero pode ser usado em diversas carnes e pode ser guardado em um pote hermético por até três meses).

Tempere os pedaços de frango com o Essence. Depois, espalhe mostarda sobre eles, misturando bem. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo. Em uma vasilha separada, coloque os ovos batidos e o leite e então passe os pedaços de frango pela mistura, retirando o excesso.

Em uma frigideira de lateral alta, coloque uma boa quantidade de óleo e ligue o fogo para aquecer. Quando o óleo estiver bem quente, vá passando os pedaços de frango ligeiramente pela farinha de trigo novamente e colocando-os imediatamente para fritar. Retire, tire o excesso de gordura em papel-toalha e sirva com legumes ou como entrada.


Site: www.emeril.com


Leia mais sobre: comida americana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.