Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos da região, algumas curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535096964&_c_=MiGComponente_C

Região
A Provence é uma linda região localizada no sudeste da França , na costa mediterrânea do país, e onde estão cidades como Aix-em-Provence, Avignon e Arles.

Dados gerais
Cerca de 4 milhões pessoas vivem na Provence. Pode parecer pouco, mas o número aumenta muito durante as temporadas de férias, quando turistas de todo o mundo invadem a área para aproveitar o clima, as belas paisagens e a soberba culinária.

Ingredientes principais
O básico da culinária típica provençal são o azeite e as azeitonas , alho , pescados como sardinhas e polvo, carne de cabrito e cordeiro , frutas como uvas, pêssegos, morangos, cerejas e melões e uma grande diversidade de legumes. E não se deve esquecer das ervas e temperos, que na Provence são muito apreciados e cultivados, como sálvia, tomilho e salsa.

No dia-a-dia
Um dos pratos mais emblemáticos da Provence é o ratatouille ¿ e aqueles que assistiram ao filme animado de mesmo nome vão se lembrar dos produtos usados no prato, como tomate, berinjela e pimentão regados com azeite de qualidade. Assim é a cozinha provençal, muito atenta aos alimentos frescos .

Por lá, faz sucesso a bouillabaisse, sopa de frutos do mar, e o escabeche, prato também feito com pescados marinados em vinagre ou limão. Os pratos sempre aparentam ser muito simples no preparo e no modo de servir, mas o sabor é sempre acentuado e delicioso.

A cozinha típica da Provence inclui ainda grelhados (de carnes ou de frutos do mar, como os camarões), muitas receitas feitas com pato e os casseroles, cozidos de carne e legumes.

Tradições
O cultivo de uvas para vinho nasceu na Provence em nada menos que o ano 600 (com os gregos que ocupavam a região na época). Apreciar uma garrafa do produto local, assim, é uma obrigação para todo amante da enologia ¿ e da gastronomia em geral.

Para experimentar os originais, cheque a classificação AOC (Appellation d'origine Contrôlée) Côtes du Rhone, o certificado de origem controlada para os produtos de fato provençais. As principais uvas da região são Syrah, Cinsault, Grenache, Mourvèdre, Carignan, Counoise, Gamay, Pinot Noir, Viognier, Marsanne, Roussane, Bourboulenc, Clairette e Muscat.

Sobremesas
Os principais doces dessa parte da França são feitos à base de cremes e frutas , como a tarte tatin. Mas há outras tradições locais, como os calissons, biscoitos típicos dali feitos desde o século 17 com pasta de amêndoas e confit de melão e laranja. Há ainda a tradição das Treze Sobremesas da Provence, 13 receitas diferentes feitas na época do Natal para simbolizar Jesus e os 12 Apóstolos.

Receita
O chef Ailton Sousa , do restaurante Chez Fabrice , em São Paulo, explica como se faz um dos clássicos da cozinha provençal.

Carré dAgneau à lail Confit
(Costela de Cordeiro com Alhos Confitados)

Ingredientes
180 g de carré (4 costelas de cordeiro)
100 g de purê de batatas
6 dentes de alho confitado *
Sal e pimenta
50 ml de azeite extra-virgem
20 g de ervas de Provence
100 ml de creme de leite fresco
50 g de queijo ralado
25 g de manteiga sem sal

Preparo
Tempere o carré com sal, pimenta, azeite e coloque para grelhar. Em uma frigideira rasa, derreta a manteiga e coloque o purê (batata cozinha e amassada com 3 dentes de alho confitados * ). Adicione aos poucos o creme de leite e o queijo ralado e misture bem até o purê ficar bem homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Montagem do prato
Coloque o purê no centro do prato, formando um pico e distribua o carré em torno, cruzando a ponta dos ossos. Disponha os três dentes de alho confitados inteiros e regue com azeite de provance. Sirva em seguida.

*Para o Confit de alho
Um ramo pequeno de tomilho
Óleo
Os dentes de alho
Os dentes de alho devem cozinhar no óleo em fogo bem brando por 40 minutos.


Chez Fabrice
Rua Mourato Coelho, 1.140, Vila Madalena, São Paulo
Tel.: (11) 3032-4227


Leia mais sobre: Provence

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.