Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535091983&_c_=MiGComponente_C

Região
O México é um dos países que compõe a América do Norte ¿ juntamente com Estados Unidos e Canadá (e a Groenlândia, território dinamarquês).

Dados gerais
Hoje, a população mexicana contabiliza cerca de 110 milhões de habitantes espalhados em um território bastante diverso, com cadeias montanhosas consideráveis e belas planícies. Descendentes de maias e astecas e com uma riquíssima história cultural, o México faz arte também na gastronomia, uma das mais emblemáticas do mundo.

Ingredientes principais
As origens da culinária mexicana remontam ainda ao período pré-colombiano, com a fusão que houve dos costumes  maias e astecas com os costumes dos conquistadores espanhóis . A cozinha mexicana, ainda hoje, está calcada em alguns produtos essenciais, como milho, tomates, feij ões e o chili ¿ o nome que se dá a um tempero feito com pimentas variadas, cominho, orégano e alho, usado para condimentar todo tipo de carnes e frutos do mar.

No dia-a-dia
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas tradicionais para cada parte do país. A comida, porém, é igualmente importante para todos os mexicanos, um momento do dia para se recompor. Refeições tradicionais podem começar com sopa ou arroz , incluir saladas com abacate e folhas verdes, pratos de carne, peixe ou frango em forma de cozidos, acompanhar tudo com tortillas de milho e trazer ainda sobremesa.

Tradições
As tortillas , por sinal, são praticamente a alma da cozinha mexicana . Tão antigas quanto o próprio país, elas são produzidas ainda de forma quase artesanal pela maioria das famílias. A preparação é feita com grãos de milho que são cozidos, triturados e amassados até formarem uma massa consistente.

Moldada finamente, a tortilla é colocada sobre uma chapa quente para ficar dourada, na qual pode ficar um pouco mais rígida ou flexível. As tortillas entram nas refeições dos mexicanos de toda forma ¿ frias, quentes, fritas, tostadas, no preparo de burritos ou tacos. E elas levam também uma imensa variedade de recheios ou acompanhamentos, como vegetais picados, carne, feijões, guacamole (tradicional pasta cremosa preparada com abacates e temperos salgados).

Sobremesas
Os doces mais comuns no México são baseados nas frutas locais, como laranjas, maçãs, goiabas, abacaxis, peras, mamões. Elas podem virar bolos, pudins e cremes deliciosos e que complementam as refeições fortes com seu sabor mais suave.

Receita
Aprenda a preparar um dos pratos mais característicos ¿ e deliciosos ¿ da cozinha mexicana, ótimo para acompanhar receitas tradicionais.

Guacamole
Ingredientes

4 abacates pequenos bem maduros
3 colheres (sopa) de cebola branca bem picada
2 jalapeños (pimenta mexicana) bem picados
1 tomate sem sementes bem picado
Folhas de coentro picadas
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
2 folhas de alface

Preparo
Descasque os abacates e amasse-os com um garfo até que fiquem com uma consistência cremosa (mas não lisa demais). Acrescente a cebola, as pimentas, o tomate, o coentro e misture mais um pouco. Adicione o suco do limão (para que o guacamole não escureça), o azeite e o sal. Cubra com uma folha de alface e coloque na geladeira. Sirva em seguida ¿ como acompanhamento para tortillas (chips), burritos ou tacos.

Leia mais sobre: comida mexicana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.