Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535092138&_c_=MiGComponente_C

Região
O Líbano é um país asiático com cerca de 4 milhões de habitantes, situado no Oriente Médio e que faz fronteira com Israel e Síria, além de ter saída direta para o Mar Mediterrâneo.

Dados gerais
Juntamente com a Síria, o Líbano é uma nação formada, na Antiguidade, pelos fenícios, um povo de ampla cultura marítima e criadora do primeiro alfabeto. Algumas cidades da região têm mais de 2.000 anos de fundação e, apesar dos eventos políticos que criaram tensão no Líbano desde o século 20, o país vive hoje dias mais pacíficos ¿ e pode, como sempre, impressionar os visitantes por sua cultura milenar e, ainda bem, por sua gastronomia saborosa.

Ingredientes principais
A cozinha tradicional libanesa combina frutas e verduras frescas típicas daquela região , além de muitos legumes, cereais e grãos. Os pratos mais comuns misturam temperos e ervas com vários tipos de queijos, iogurte, coalhada, sementes como as nozes e a mostarda, grandes quantidades de azeite. Entre os produtos mais utilizados estão o trigo (usado em diferentes formas de refinação), tomates, pepino e berinjela sem economia.

No dia-a-dia
Por tradição, não se fala em cozinha do Líbano apenas em termos do alimento em si, mas também nos costumes. Influenciada pelas cozinhas árabe, turca e até a francesa (dada a ocupação do Líbano por esse país) e com acesso a muitos produtos frescos, os libaneses se esmeram ao preparar receitas com ingredientes iguais, mas de formas diferentes. A carne de cordeiro, por exemplo, pode virar kibe (ou kibbeh) cru, assado ou frito.

As mezzes são porções de alimentos aperitivos como pasta de grão-de-bico (hommus), berinjela e outros, servidas sem o uso de talheres, usando o pão para comer. As saladas libanesas também são muito apetitosas, com um belo visual que mistura folhas verdes e legumes, com rabanetes, hortelã, salsa e outros temperos.

Tradições
Existem ingredientes que só aparecem na interessante cozinha libanesa. O snoubar , por exemplo, é a semente de um tipo de pinheiro que fica ótima no feitio de massas e esfihas. O summac é um pó vermelho e ácido extraído das frutas de uma planta chamada sumagre e é perfeito para dar sabor em saladas e molhos. O tahine , pasta espessa de gergelim, é outro tempero comum por ali, assim como o miski, uma resina vegetal usada em muitos doces.

Sobremesas
Por mais que as refeições libanesas tenham o costume de serem muito fartas, é importante guardar sempre um espaço para as sobremesas típicas ¿ porque elas são simplesmente irresistíveis. Os doces, em geral, são feitos a base de frutas locais, como figos ou damascos e sementes de todo tipo, e depois aromatizados com essências de flores, caldas perfumadas e afins. Tornam-se, além de deliciosos, lindos de observar.

Receita
A chef Leila Kuczynski , do tradicional restaurante paulistano Arábia , ensina agora a preparar uma receita tipicamente libanesa.

Malabie
(Serve de 6 a 8 pessoas)

Ingredientes
1 litro de leite B
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
1 colher (chá) de almíscar socado

Ingredientes da calda
(Para 8 porções)
250 g de damasco seco
2 litros de água
1 xícara de açúcar

Preparo da calda
Lave os damascos e deixe-os de molho por aproximadamente 8 horas. Coloque o damasco com água em uma panela e leve ao fogo. Junte o açúcar e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Se necessário, acrescente mais água. Deixe cozinhando por aproximadamente 30 minutos ou até que os damascos fiquem macios. Retire, deixe esfriar e reserve.

Preparo geral
Misture o amido de milho, o leite e o açúcar e leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até engrossar. Retire do fogo, misture o almíscar e a água de flor de laranjeira. Coloque em um recipiente de vidro ou em pequenas taças e leve à geladeira. Sirva coberto com a calda de damasco.


Restaurante Arábia
www.arabia.com.br
Tel.: (11) 3061-2203

Leia mais sobre: comida libanesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.