Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535056576&_c_=MiGComponente_C

Em quase todos os cardápios do mundo é possível encontrar pratos com influência italiana. Massas, carnes, doces: não há quem não goste de ir em algum restaurante italiano. Na Idade Média, as massas eram marcadores de status social. Apenas os ricos podiam saborear as frescas e recheadas. Aos pobres restavam as secas e achatadas (asciutta).

A região mediterrânea difundiu os molhos de tomate com manjericão , frutos do mar e cogumelos como acompanhamentos de um excelente macarrão, massas mais simples de corte pequeno. Penne, Spaghetti, Tortiglioni, Gramina, Fusilli, Farfalle, Tagliatelle, não importa. No meio de sopas, saladas, recheadas ou simplesmente regada com um bom azeite, as massas reinam no mesa do italiano.

Dentro desse pequenino país, você encontra diferenças importantes entre o sul e o norte da Itália. Com influência francesa e austríaca, é no norte que se encontram os melhores gnocchi e polentas , a conhecida massa de farinha de milho servida frita, assada ou simplesmente como um creme encorpado. É de lá também que sai o legítimo molho à bolonhesa , feito a base de pequenos pedaços de carne, e o famoso risotto .

O norte se encarrega de uma grande variedade de verduras: tomates, abobrinhas, berinjelas e pimentões. A pizza é o carro chefe, feita com massa grossa, muito molho e uma camada generosa de boa mussarela.

Curiosidades

'Ferver al dente' não se aplica apenas aos macarrões. Na Itália, legumes e até o arroz precisam estar na consistência certa. Nada de ingredientes amolecidos ou duros demais. O segredo da boa comida italiana é estar sempre no ponto certo.

Confira à receita de Penne com mussarela de búfala e manjericão, do Chef Carlos Soares, do restaurante Don Pepe

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho laminado
1 colher de café de pimenta dedo-de-moça picada
6 colheres de sopa de purê de tomate
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de orégano
1 colher de sopa de manjericão picado
1 pitada de sal
200g de massa tipo penne cozida al dente
100 g de mozarela de búfala cortada em cubinhos

Modo de preparo
Aqueça o azeite. Refogue o alho e adicione a pimenta. Junte o purê de tomate. Coloque o açúcar e acrescente o orégano e o manjericão. Corrija o sal e deixe cozinhar em fogo brando por cinco minutos. Coloque a massa e misture com o molho. Sirva com os cubinhos de mussarela e decore com manjericão.