Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535092307&_c_=MiGComponente_C

Região
A Inglaterra, um dos países que compõem o chamado Reino Unido , ocupa a parte sul da ilha da Grã-Bretanha, vizinha da Europa e banhada pelo Mar do Norte, e faz fronteira com Escócia e País de Gales.

Dados gerais
Originada pela união de povos como os saxões , os anglos e os jutos , a Inglaterra, unida, remonta aos séculos 8 e 9. Hoje, essa monarquia conta com quase 50 milhões de habitantes. E apesar de todo o poderio que sempre exerceu no mundo política e economicamente, a cozinha inglesa nunca foi muito levada a sério ¿ o que, felizmente, vem mudando.

Ingredientes
A Inglaterra é historicamente caracterizada pela culinária simples , encorpada e que foca bastante nos produtos locais (influência provavelmente vinda do Puritanismo, que afastou a culinária mais complexa produzida pelos católicos). Alguns pratos bastante tradicionais ainda hoje têm origem antiquíssima, usando muitos pães e queijos locais, carnes de caça e de criação que servem para assados, frituras e guiados, peixes de água doce e salgada, legumes de todos os tipos, raízes e grãos.

No dia-a-dia
Por mais que a tradição gastronômica inglesa sempre tenha sido posta em dúvida, a verdade é que é possível encontrar refeições muito variadas por todo o país. Peixes e frituras podem ser rotineiros em uma cozinha que pretende ser rápida e substanciosa (e o fish and chips ainda é, sim, muito prestigiado pelos ingleses), mas há muito mais. Salsichas de ótima qualidade são preparadas na Inglaterra, assim como as batatas são ainda a base de muitos pratos.

Carnes de todo tipo também fazem parte do cardápio inglês, seja de porco , carneiro ou coelho . Ervilhas, cenoura e diversos grãos servem de acompanhamento, e os frutos do mar fazem a festa de moradores do litoral. As bebidas? Cerveja, gim e uísque não faltam à mesa dos divertidos ingleses. E com uma nova safra de chefs de cozinha prestigiados, a cozinha inglesa vem tendendo a se refinar cada vez mais hoje em dia.

Tradições
Os horários das refeições inglesas são muito diferentes daqueles praticados no continente europeu. Na Inglaterra, o café da manhã é um ritual que exige tempo e calma para ser saboreado ¿ e, muitas vezes, ele é a refeição mais importante do dia. Um café da manhã tradicional inglês traz ovos, bacon, tomates, salsichas, batatas assadas, pão torrado, feijões (os baked beans), chá e café.

E o famoso chá da tarde também não fica para trás por ali: os pães, bolos, tortas e biscoitos ingleses são imbatíveis em delicadeza e variação de sabores ¿ sempre acompanhados de mais chá .

Sobremesas
Está aí, de fato, um departamento culinário no qual a Inglaterra se sai maravilhosamente bem. Em relação aos doces, o país não só produz e aprecia muitos deles, mas também inventou vários. Os muffins teriam nascido ali, assim como o crumble ¿ uma torta de frutas coberta de mistura crocante feita com manteiga, farinha e açúcar. O crumble fica excelente servido com sorvete ou uma colher de creme.

Receita
O chef Greigor Caisley , do Drakes Bar & Deck , em São Paulo, mostra como preparar um dos mais tradicionais pratos ingleses. Aliás, vale o aviso: o chef Caisley dá aulas regulares ensinando a receita de Fish and Chips.

Fish and Chips

Ingredientes do Molho tártaro
1 gema de ovo
50 ml de vinagre
15 g de mostarda Dijon
125 ml de azeite
125 ml de óleo de canola
10 g de alcaparras picadas
20 g de pepino em conserva picado
Salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Bata bem a gema com o vinagre e a mostarda. Aos poucos, acrescente o óleo e bata o tempo todo até engrossar. Acrescente os outros ingredientes e misture bem.

Ingredientes da massa de empanar
150 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico
300 ml de cerveja (pilsen)
Sal a gosto

Preparo da massa
Peneire a farinha e o fermento químico. Acrescente a cerveja até formar uma massa cremosa (não aguada).

Preparo geral
Passe um filé de peixe na farinha de trigo pura e depois na massa de empanar. Frite o filé a 180ºC, até que fique bem sequinho. Prepare batatas fritas do tipo chips (cortada finamente em rodelas). Sirva o filé com as batatas, o molho tártaro e limão a gosto.


Drakes Bar & Deck
www.drakesbar.com
Tel.: (11) 3031-3320

Leia mais sobre: comida inglesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.