Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535092927&_c_=MiGComponente_C

Região
A Índia está localizada na porção sul da Ásia e faz fronteira com diversos países, como China, Nepal e Paquistão. A capital do país é Nova Déli .

Dados gerais
Apesar de ser o sétimo maior país do mundo em área, a Índia não tem espaço de sobra ¿ pois, com mais de 1 bilhão e 150 milhões de habitantes, ela é o segundo país mais populoso do globo. A Índia, aliás, vem agora experimentando dias agitados, com uma economia em crescimento muito rápido e uma sociedade altamente pluralista, com diversas etnias e idiomas, que precisa ser atendida em suas variadas necessidades.

Ingredientes principais
Se gastronomia é um tema divertido, a culinária indiana é uma autêntica festa . Para dizer a verdade, a cozinha típica da Índia não existe em uma forma apenas, mas em várias (e, portanto, são muitas as festas).

Em termos gerais, ela pode ser dividida em quatro categorias, como culinária do norte, sul, leste ou oeste da Índia . Mas, apesar da diversidade, certos aspectos são únicos, como o forte uso de especiarias para acentuar sabores e aromas, muito arroz, farinha de trigo integral (chamada atta), lentilha, grão-de-bico, favas e feijões e carnes de cordeiro, bode, frango e peixe. No norte e oeste da Índia, o óleo de amendoim é bastante usado, enquanto no leste, o óleo de mostarda é mais comum e, no sul, os óleos de coco e gergelim são mais populares.

No dia-a-dia
A comida é uma parte importante da cultura indiana, desempenhando um papel essencial na vida cotidiana. Considerada por especialistas como a culinária mais diversificada do mundo, muitas vezes uma refeição indiana traz dois ou três pratos principais e acompanhamentos variados como chutney (molho agridoce ou picante a base de frutas), arroz e pão. O chá é a bebida típica mais comum na Índia, e geralmente é preparado com uma mistura de especiarias fervidas no leite ¿ sendo chama de tchai.

Tradições
O uso correto das especiarias é muito importante na culinária indiana. São elas que dão à comida sabor, aroma e até propriedades terapêuticas ¿ e, o essencial, fazem com que a comida tenha fácil digestão.

Pratos preparados com aveia ou grãos, por exemplo, podem ficar pesados, mas os chefs indianos consideram que usar uma pequena quantidade de cardamomo ou gengibre facilita a absorção pelo organismo. Entre as especiarias mais usadas na Índia estão dill, anis, canela, coentro, noz-moscada, romã em sementes ou destilada em água e toda sorte de pimentas.

O curry , muito conhecido como a marca registrada da cozinha indiana , é uma mistura de temperos como gengibre, pimenta vermelha, canela, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos são torrados, moídos e usados em doses diferentes para preparar o curry.

Sobremesas
As sobremesas indianas, em geral, são divididas em duas vertentes: as que usam base de leite e as que usam base de farinha. Todas, de qualquer modo, são também preparadas com muitas especiarias e essências como a água de rosas.

Receita
Os chefs do restaurante Govinda , em São Paulo, ensinam a preparar uma das mais tradicionais comidas da culinária indiana.

Samosa de Vegetais
Ingredientes
2 batatas médias cozidas
1 xícara de ervilhas
1 colher (café) de cominho em grão
2 colheres (café) de pasta de alho e gengibre
1/2 cebola picada
2 colheres (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de garam masala
1 colher (chá) de curry em pó
1 colher (café) de açafrão da terra
2 colheres (sopa) de coentro verde picado
1 pimenta verde picada (opcional)
2 colheres de sopa de óleo
Massa de pastel

Preparo
Para o recheio, amasse as batatas com as ervilhas. Numa frigideira com óleo, junte o cominho em grão, a cebola e deixe dourar. Junte todos os temperos, adicione a massa de batatas, coloque sal a gosto e coentro verde picado. Fazer os pastéis utilizando uma colher do recheio e massa de pastel pronta.


Govinda
www.govindarestaurante.com.br
Tel.: (11) 5092-4816

Leia mais sobre: comida indiana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.