Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535093081&_c_=MiGComponente_C

Região
A Grécia faz parte da Europa e fica localizada ao sul do continente, nos Bálcãs, fazendo fronteira com diversos países como Bulgária, Macedônia e Turquia ¿ além de estar espalhada em ilhas como Santorini, Rodes e Milos. A capital do país é Atenas .

Dados gerais
Sim, é verdade: a Grécia tem cerca de 14.000 Km de litoral (pois é isso o que dá ter algo em torno de 6.000 ilhas e ilhotas fazendo parte de seu país). Isso também lhe rende 80% de territórios montanhosos e apenas 28% de solo arável. O que não incomoda em nada os cerca de 12 milhões de gregos, porque com 4.000 anos de história para se orgulhar, clima perfeito e a culinária dos deuses, quem há de reclamar?

Ingredientes principais
A cozinha grega é uma das mais saborosas do mundo
e, de quebra, também uma das mais saudáveis. É recheada de alimentos hoje avaliados como funcionais, como grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes, mel, sementes como nozes e gergelim, ingrediente comum em várias receitas.

Alho, ervas frescas como orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são elementos fortes na cozinha da Grécia, assim como as frutas ¿ seja na forma natural ou secas.

No dia-a-dia
Entre os pratos clássicos e tradicionais, a cozinha grega se destaca com o carneiro assado ao forno com batatas e o moussaká, um gratinado que leva berinjelas e carne moída. É comum preparar saladas com folhas verdes e a adição de queijo de cabra ou queijo feta (mistura de leite de cabra e ovelha).

O consumo de frutos do mar , como lulas recheadas ou mariscos, é outra constante. Os gregos também apreciam muito acompanhar seus pratos com bebidas de sabor acentuado, como o ouzo, aguardente de uva com essência de anis, vinhos tintos e brancos, cerveja e até o retsina, um tipo de vinho que pode ser branco ou rosé e leva seiva de certas espécies de pinheiro na composição.

Tradições
O almoço e o jantar são as refeições mais importantes para os gregos. Eles começam pelo mezzede (os aperitivos) e seguem entre pratos principais e acompanhamentos até a sobremesa em um ritual, sem pressa. Todas as sextas-feiras, o consumo de qualquer tipo de carne é proibido para os gregos devido à cultura religiosa.

Sobremesas
Os doces gregos são muito saborosos e fazem sucesso por todo o país. Entre eles estão o kourabié, um amanteigado recheado de amêndoas, o melomakárono, biscoito com canela e mel, e os folhados baklava e kadaifi, massas folhadas recheadas com nozes e canela.

Receita

Tzatziki
(Salada de Iogurte)
Ingredientes
1 pepino pequeno
2 xícaras de iogurte natural
2 dentes de alho picados bem miúdos
1 colher de vinagre branco
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Tomilho a gosto

Preparo
Pique o pepino em cubos bem pequenos. Coloque em uma tigela e acrescente os demais ingredientes, mexendo bem com uma colher. O tzatziki deve ser degustado como entrada, acompanhado de pães sírios cortados.

Leia mais sobre: comida grega

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.