Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

É desse pequeno país que surge a palavra restaurante (local onde se preparavam caldos restauradores). É lá também que Escoffier, considerado o rei dos chefs, popularizou e impulsionou a culinária francesa.

Base para cozinhas do mundo inteiro, a França criou os fonds de cuisine , fundos concentrados extraídos do cozimento paciente de legumes, carnes ou peixes. Molhos como o bechamel , mornay , rouille se tornaram bases conhecidas no mundo todo.

Dividida em regiões, a França possui um leque enorme de pratos carregados de identidade. É do sudoeste que vem o conhecido foie gras (fígado gordo de pato ou ganso) e o cassoulet (ensopado com feijão branco, salsichas e confit de ganso).

Os pratos típicos do território francês são conhecidos em quase todos os cantos do mundo. Você já deve ter se deparado com muitos deles. O ratatouille (a chepa francesa), a deliciosa quiche Lorraine (tipo de torta à base de creme de leite, queijo e toucinho), o coq au vin (prato à base carne de galo e vinho tinto) e o escargot (caracol comestível).

Algumas receitas datam do século XVII, como o caso da incrível sobremesa crème Brûlée . Feita com ovos, creme de leite, açúcar e baunilha, o creme possui uma camada crocante na superfície, geralmente feita com um maçarico de cozinha. Uma variação dessa receita é encontrada na Espanha, conhecida como crema catalana.

Mas nem sé de grandes preparações vive a gastronomia francesa. Em Paris, ao caminhar pelos cafés, é impossível não sentir o cheiro e resistir aos famosos e legítimos croissants .

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.