Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do região, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535094628&_c_=MiGComponente_C

Região
A Califórnia é o estado mais a oeste dos Estados Unidos , na costa do Oceano Pacífico, e em sua maior parte é bastante plana e de clima muito quente. No verão, a temperatura chega facilmente a 35ºC em Los Angeles ¿ mas na região mais ao norte, em San Francisco e cidades próximas, isso também pode se reverter rapidamente, com uma névoa densa e úmida que invade a cidade muitos dias do ano.

Dados gerais
Esse é o estado mais populoso dos EUA, com mais de 33 milhões de habitantes. Curiosamente, a Califórnia talvez seja também o menos norte-americano. Em San Francisco, por exemplo, há 49% de americanos, a minoria, e o restante de imigrantes orientais, mexicanos e outros. Essa mistura de etnias tem muitos reflexos ¿ e talvez o mais evidente deles seja na culinária, absolutamente influenciada por outras nações .

Ingredientes principais
A cozinha californiana é um misto de cozinha mediterrânea com influencias do México e Ásia . Há ali uma variedade incrível de frutos do mar (até porque o Pacífico é pródigo nesses produtos tão saborosos), além de peixes e todos os produtos típicos das cozinhas chinesa, japonesa, tailandesa e outras. Há ainda muito espaço para a veia latina da gastronomia, com muitas tortillas, molhos apimentados e o abacate. A Califórnia também se destaca na culinária vegetariana , com pratos que levam muitos legumes, verduras e brotos.

No dia-a-dia
Para quem gosta de experimentar novidades, a Califórnia é, literalmente, um prato cheio. No estado, não só é fácil encontrar inúmeros restaurantes orientais mais comuns, como japoneses e chineses, mas também cozinhas mais especializadas, como vietnamitas, coreanos, cambojanos.

A adesão de muitos californianos aos ideais ecológicos e sustentáveis também faz nascerem ali muitos restaurantes naturais ¿ e mesmo nos supermercados é fácil encontrar ingredientes frescos e produtos leves e saudáveis. Apimentar a rotina, porém, também é muito fácil, já que a culinária indiana é outra das que se sobressai por ali, juntamente com os pratos mexicanos.

Tradições
Claro que a Califórnia também tem espaço para a culinária tipicamente norte-americana, apresentando hambúrgueres e outros pratos de forma deliciosa. Uma boa pedida nessa seara, por exemplo, é aproveitar o café da manhã tradicional dos Estados Unidos (já que a Califórnia tem um dos melhores do país).

Omeletes suaves, ovos de todas as formas, panquecas com frutas vermelhas e pães variados servem como primeira refeição do dia, mas também como brunch, uma união do café da manhã com o almoço (servido principalmente nos fins de semana). Em lanchonetes de primeira linha, os cardápios desse tipo ganham sabor ímpar, trazendo também sopas, saladas, grelhados e sobremesas muito saborosas.

Sobremesas
Os californianos são excelentes agricultores de frutas ¿ até por causa de seu clima e localização privilegiados. É muito simples, assim, encontrar por ali doces feitos com cerejas, morangos, pêssegos, damascos e uma infinidade de produtos do tipo. As tortas também saem com sabores únicos, como a de abóbora, tipicamente californiana (e um produto que tem um festival especial na cidade de Half Moon Bay).

Receita
Chandon Clenard , chef-executivo do restaurante Pacific Catch , em San Francisco, na Califórnia, ensina uma típica receita local, de sabor leve e marcante ao mesmo tempo.

Salmão ao Estilo Californiano
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
4 pedaços de salmão com cerca de 150 gramas cada
2 alcachofras já cozidas e sem as folhas
Arroz integral
1 tomate cortado em 8 fatias
1 limão cortado em 8 fatias
Azeite
Sal
Alho desidratado
Tomilho

Preparo do confit de tomate
Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque as fatias de tomate alinhadas. Coloque então as fatias de limão sobre eles e regue com azeite. Salpique sal, alho e tomilho a gosto. Deixe assar no forno quente por 20 minutos. Retire e reserve.

Preparo do molho
Bata no processador ou liquidificador 1 gema de ovo, 1 colher (sopa) de mostarda Dijon, 1 dente de alho, 1/2 xícara de azeite, suco de 1 limão e uma pitada de sal. Quando estiver homogêneo, abra a tampa e vá adicionando aos poucos mais 1/2 xícara de azeite, até o molho ficar espesso. Acrescente um punhado de folha de manjericão fresco, bata mais alguns segundo e reserve.

Preparo do salmão
Pincele os pedaços de salmão com azeite em ambos os lados e coloque em uma chapa ou frigideira para grelhar por 3 a 4 minutos de cada lado (dependendo da espessura do peixe) até que esteja dourado.

Montagem
Prepare o arroz integral conforme as instruções. Então, coloque uma boa quantidade no centro do prato. Coloque um pouco de alcachofra e o confit de tomate (aquecido) ao lado. Acrescente os pedaços de salmão sobre o arroz e regue com azeite extra-virgem. O molho pode ser usado para regar o salmão ou servido em um recipiente pequeno dentro do prato.


Pacific Catch
www.pacificcatch.com
2027, Chestnut Street, San Francisco
Tel.: + (415) 440-1950

Leia mais sobre: comida californiana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.