Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535091829&_c_=MiGComponente_C

Região
A Argentina fica no sul da América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil, o Uruguai, a Bolívia, o Paraguai e o Chile.

Dados gerais
Oitavo maior país do mundo, a Argentina tem uma ótima variedade de clima e terrenos, indo da planície dos pampas ao montes da Cordilheira dos Andes e o planalto da Patagônia. Hoje, a Argentina conta com cerca de 38 milhões de habitantes ¿ e continua a ser conhecida pelo futebol combativo, a altivez de seu povo e a saborosa culinária.

Ingredientes principais
Falar da culinária argentina é lembrar imediatamente dos rebanhos e das carnes que a fazem famosa. De fato: por ser um dos maiores produtores de grãos do mundo, o país é capaz de manter o gado com excelente tratamento e qualidade.

Além de ter a carne como prato principal, a Argentina cria muitas receitas com batatas, saladas de folhas verdes, muito tomate, legumes como a berinjela e grãos . Diversas frutas são muito apreciadas por ali em pratos doces e salgados, sendo a maçã um produto de muito sucesso.

No dia-a-dia
A gastronomia na Argentina é algo muito celebrado ¿ inclusive porque suas duas principais influências são as mesas espanholas e italianas, culturas que naturalmente apreciam boas refeições. Os argentinos orgulhosamente divulgam suas preferências no churrasco, como o bife de chorizo (contra-filé de corte mais alto), a parrilada (carnes e miúdos feitos na grelha) e o pollo (frango).

A herança italiana se nota com a grande quantidade de massas consumidas por ali no cotidiano. Mas um dos quitutes mais reconhecidos como tipicamente argentinos (e muito apreciados pelos locais) é a empanada . A massa recheada com carnes, ovos, azeitonas e temperos foi criada na região dos pampas argentinos e, de lá, se espalhou país afora.

Tradições
As bebidas argentinas, junto com as carnes, também lhe rendem muita fama. A erva-mate , por exemplo, tem uma importância imensa na vida dos argentinos ¿ e por ser considerada uma bebida com propriedades digestivas e revigorantes, é tomada a qualquer hora do dia. Mas são os vinhos que, agora, vêm conquistando o mundo. A região de Mendoza, a oeste do país, produz 70% de todo o vinho do país e possui diversas vinícolas que inclusive exportam o encorpado vinho argentino.

Sobremesas
Impossível falar nos doces argentinos sem lembrar o maior de todos eles: o doce de leite . Os argentinos, por sinal, reivindicam a invenção do produto, que teria acontecido quando o tacho de leite foi esquecido no fogo e apurou, até virar doce. Sendo ou não os pais do doce de leite, o certo é que eles lidam bem com a coisa. Os alfajores argentinos, com camadas de massa, doce de leite e cobertura de chocolate, são com certeza prova disso.

Receita
Confira a receita típica do chef Daniel Mansour, do restaurante Ladrillo, em São Paulo.

Cejas
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes
1 capa do bife ancho, ou contra file pesando 800 gramas
1 colher sopa de sal fino

Preparo
Retirar a capa de carne que esta por cima do bife ancho com uma faca bem afiada, a capa é chamada de "cejas" que em espanhol significa sobrancelhas. Tirada a capa iremos a limpá-la, extraindo com a faca deitada todos os filamentos, chamados de aponeuroses, de cor branca e que se assados junto com a carne a endurecem. Retiramos também as gorduras, o resultado final deve ser uma manta de pura carne que passara aproximadamente 600 gramas.

Com a grelha (parrilla) bem quente, em brasas, pincelamos azeite nos ferros. Para que não grude e deixe bem marcada a carne, deitamos as cejas em um de seus lados por 8 minutos. Quando a carne estiver quente colocamos a metade do sal. Viramos do outro lado por mais 8 minutos e colocamos o restante do e pronto, e uma carne que por suas características e ideal para comê-la ao ponto ou mal passada.


Ladrillo
www.ladrillo.com.br
Tel.: (11) 3562-6499

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.