Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos do país, curiosidades e um pouco de sua história culinária

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535093235&_c_=MiGComponente_C

Região
A Alemanha está localizada na Europa central e faz fronteira com países como França, Bélgica e Polônia ¿ e tem como principais cidades Berlim (a capital), Frankfurt e Munique.

Dados gerais
São hoje 83 milhões de alemães que vivem em um território de clima temperado, com política estável e aproveitam da terceira maior economia mundial . Além, claro, de serem globalmente conhecidos como amantes de uma culinária encorpada e regada à cerveja da melhor qualidade .

Ingredientes principais
Dentre as carnes, os alemães dão especial preferência aos cortes de porco (para assados, cozidos ou embutidos, produzindo salsichas de primeiríssima linha e reconhecidas internacionalmente pela grande variedade).

As batatas também são muito utilizadas na cozinha alemã, assim como a couve, o repolho e os pães fabricados com todo tipo de grãos, como trigo, centeio ou gergelim. Em relação às frutas, as mais típicas são as maçãs e cerejas, geralmente transformadas em conservas e geleias.

No dia-a-dia
A culinária alemã parece, aos nossos olhos, aquele único prato de carne, batatas e chucrute (repolho fermentado). Mas não é bem assim. A cozinha varia bastante entre as dezesseis regiões da Alemanha . No oeste, por exemplo, a proximidade com a culinária francesa influencia bastante os pratos. Ao norte, na costa, ostras e mariscos fazem parte do cardápio regular.

Carnes de boi, aves e porco (a mais popular) são as principais variedades consumidas, assim como carnes de caça como javali e coelho. Os vegetais são muito apreciados por ali, desde as cenouras e ervilhas até nabo e espinafre. Entre os temperos, é impossível não lembrar da mostarda, presente sempre que são servidas as famosas salsichas alemãs.

Tradições
A charcutaria, ramo que trabalha com embutidos, deu e ainda dá grande fama à culinária da Alemanha. E não é para menos: a variedade dos produtos é incrível. Existem as salsichas para grelhar ou fritar ( bratwurst ) feitas com um ou diversos tipos de carne.

Há a knockwurst , pequena e gordinha, que leva bastante alho na composição. Tem o bockwurst , salsichão muito vendido nas ruas que leva vitela e salsinha, e a frankfurter , uma das mais conhecidas, mais fina e feita de carne suína. E existem ainda diversas outras, totalizando mais de 1.500 tipos de salsichas .

Sobremesas
Uma grande variedade de tortas e bolos é produzida e apreciada por toda a Alemanha. Em geral, toda essa confeitaria é feita com frutas frescas, principalmente maçãs, ameixas, morangos e cerejas.

Receita (cedida pela Cervejaria Braugarten, em São Paulo)

Chucrute Sortido do Cervejeiro
(Serve 10 porções )

Ingredientes
1 Kg de chucrute (conserva de repolho fermentado)
100 g de açúcar
50 g de manteiga
2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
1 copo de vinho branco
5 joelhos de porco
5 salsichas de vitela
5 salsichas tipo frankfurt
5 salsichas tipo bratwurst
1 carré de costelinha defumada

Preparo
Derreta a manteiga em uma panela, junte o açúcar e deixe ferver até que ele vire um caramelo de cor dourada. Acrescente os cubinhos de maçã e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o chucrute e refogue por 5 minutos. Acrescente o vinho branco e refogue por mais 5 minutos. Reserve. Cozinhe o joelho de porco por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja macio. Cozinhe as salsichas por 2 minutos. Grelhe o joelho de porco, as salsichas e as costelinhas.

Modo de servir (1 prato para cada 2 pessoas)
Em um prato grande, coloque o chucrute no fundo do prato. No centro, coloque o joelho de porco e arrume as salsichas cortadas ao meio e as costelinhas fatiadas. Sirva com batatas cozidas.


Cervejaria Braugarten
www.brau.com.br
Tel.: (11) 5509-3666

Leia mais sobre: comida alemã

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.