Tamanho do texto

Conheça os pratos típicos destes países, curiosidades e um pouco de sua história culinária

Os brasileiros logo reconhecem sabores familiares na cozinha africana. Moçambique, Cabo Verde, África do Sul: todos eles foram forte influência para a gastronomia brasileira. Influenciados pelas colônias portuguesas, holandesas e asiáticas, o continente tem peculiaridades deliciosas.

Os sul africanos preparam pratos generosos na quantidade e nos tipos de carnes que utilizam: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo. O oxtail , a rabada dos africanos, é o típico prato nativo, baseado na culinária local.

Em Moçambique, a base da alimentação é o milho . É a partir do grão que elaboram uma deliciosa massa chamada ushwa ou chima , dependendo da região. É servida acompanhada de mariscos, camarões e molho de vegetais, como a cacana e mboa.

Com um mar lotado de iguarias deliciosas, Cabo Verde leva uma enorme quantidade de peixes e crustáceos na preparação dos seus pratos: polvo, lagosta, atum, peixe-serra. Mas o prato mais popular é a catchupa. Feita com milho, feijão pedra, feijão fava, abóbora, couve, repolho, mandioca, batata doce, peixe, carnes de boi, porco e galinha, o prato está presente em todas as ilhas do arquipélago.

A chef Ariela Doctors ensina você a fazer um saboroso COUSCOUS ROYAL que pode servir até 4 pessoas

Do que você precisa

- 3 litros de água
- ½ repolho
- 2 cenouras cortadas em dois
- ½ nabo
- 1 cebola grande cortada ao meio
- 1 cebola picada
- 800 gramas de carne de peito de boi cortada em cubos de 4 x 4 cm com um pouco de gordura

- ½ grama de açafrão em pó diluído em ½ copo de água quente
- 500 gramas de cuscuz (encontrado em supermercado)
- 15 ml de óleo
- sal a gosto
- canela e açúcar a gosto
- amêndoas torradas para decoração

Faça assim

Coloque todos os legumes, a carne o açafrão e sal numa panela. Recubra com a água e deixar cozinhar por 1 hora aproximadamente.

Coloque o cuscuz numa tigela e recubra com o caldo de legumes 1 cm à cima do cuscuz, cubra com um pano limpo e deixe o cuscuz absorver o caldo. Mexa e se necessário coloque um pouco mais de caldo.

Retire a carne do caldo e a doure em uma frigideira com óleo e cebola picada.

Retire o cuscuz da tigela e coloque no centro de uma travessa grande, formando uma "pirâmide". Coloque a carne ao lado.

Escorra os legumes do caldo, tempere com um pouco de açúcar e canela e coloque-os sobre o cuscuz. Use as amêndoas torradas para decorar.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.