Tamanho do texto

Compota de figo fresco

Foto da receita Compota de figo fresco pronta.
  • Tempo de preparação

    Preparação

    60 min

  • Rendimento

    Rendimento

    50 porções

Ingredientes

  • 8 quilos de figo verde
  • 10 quilos de açúcar cristal
  • 4 litros de água (para a calda)

Modo de Preparo

Com uma faca, faça um corte em “x” na base do figo, sem cortá-lo por completo. Coloque os figos em um tacho (ou panela de fundo grosso), cubra-os com água fria e cozinhe por três horas. Acrescente à panela uma trouxinha, que pode ser feita de pano, contendo um pouco de sal grosso e cinzas de madeira. Segundo a cozinheira, o sal ajuda a cortar o amargo da fruta e as cinzas, extraem os “pelinhos” da superfície. Ao final do cozimento, os figos devem estar verdinhos.

Escoe a água do cozimento, desprezando a trouxinha com sal e cinzas. Coloque os figos em um recipiente grande e cubra-os com água fresca. Os figos devem ficar de molho nesse recipiente por quatro dias, cobertos por um pano de prato. A água precisa ser trocada a cada 8 horas.

Depois desse período, escoa os figos um a um, pressionando a base cortada em “x” contra a palma da mão, para retirar todo o excesso de água contido no interior da fruta. Aqueça 4 litros de água e dissolva o açúcar. Quando começar a ferver, acrescente os figos espremidos. Cozinhe por mais duas horas, até obter o ponto de calda. Desligue o fogo. Transfira o doce para uma vasilha de vidro e deixe-o descansar por uma noite antes de servi-lo.

As proporções dos ingredientes foram mantidas conforme a receita original de dona Célia.

Imprima esta receita

imprima

Mais receitas com: