Tamanho do texto

Nada de excluir o prato da mesa porque o bacalhau está caro. Veja dez receitas para fazer bonito com o ingrediente desfiado

Bacalhau combina com o clima de festa e casa cheia. Acontece que o ingrediente custa caro, e nem sempre dá para servir pratos assim para tanta gente. Cancelar o encontro não é opção. O jeito, então, é comprar fiado, pendurar no cartão ou pedir um vale no trabalho, certo? Errado. Receitas com bacalhau desfiado são mais baratas e nem por isso menos gostosas.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

É possível preparar uma porção de coisas com esse ingrediente. Risotos, escondidinhos, saladas, bolinhos, tortas, pastéis, por exemplo, não precisam ser feitos com postas altas – seria até pecado usá-las para este fim. As partes mais distantes da espinha dorsal do peixe, que é mais baixinha, se prestam bem a isso. A boa notícia é que, além de custarem menos, elas são mais fáceis de preparar.

Para tirar o sal dessa parte do bacalhau, basta lavar os pedaços em água abundante, três ou quatro vezes antes de cozinhar, e pronto. Existe uma opção ainda mais baratinha: comprar a carne já desfiada, que deve ser dessalgada do mesmo modo. Assim, ninguém precisa ficar trocando água na geladeira e pode programar a refeição para o dia em que fez a compra. Menos gasto e mais praticidade para preparar pratos que podem ir à mesa não apenas durante as comemorações de fim de ano.

RECEITAS

BACALHAU À BRAZ

SALADA VERDE COM LASCAS DE BACALHAU

BACALHAU GRATINADO

BOLINHO DE BACALHAU

PATANISCAS DE BACALHAU

PASTEL DE BACALHAU E MAÇÃ

Ainda tem dúvida de como escolher e preparar? Leia quinze respostas a perguntas frequentes

QUICHE DE BACALHAU

FRITADA DE BATATA COM BACALHAU

EMPADA DE BACALHAU

ARROZ DE FORNO DE BACALHAU COM PIMENTÃO E BRÓCOLIS

Veja também: como aromatizar azeite e outros ingredientes em casa
E mais:  peixe com vinho tinto, um casamento diferente que pode dar certo

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.