Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Cominho
Nome científico: Cuminum cyminum

Apresentação

Em grãos ou moído. Aqueça as sementes antes de moê-las, pois isso enriquece seu sabor. Cominho também pode ser triturado com outras especiarias, formando um poderoso curry em pó. Esta especiaria deve ser utilizada com moderação para não excluir todos os outros sabores de um prato.

Usos

Ele se apresenta na culinária do Índico, Oriental, do Oriente Médio, Mexicana, Portuguesa e Espanhola. É mais um dos ingrediente que compõem o curry e o ras-el-hanout, e é utilizado em guisados, grelhados - especialmente de cordeiro - e frango. No sul da Índia costuma-se fritar os frutos inteiros com manteiga e cebola para temperar feijão e lentilha.

Cominho é essencial em vários pratos mexicanos, como o chilli, carne de porco e enchiladas picantes. Na Europa, cominho favorece os sabores das linguiças portuguesas, e é usado aromatizar queijos, especialmente Leyden neerlandês e o alemão Munster. É um ingrediente importante para repolho em conserva e chucrute, além de ser utilizado em chutneys. No Oriente Médio, é uma especiaria familiar para pratos de peixe, grelhados e guisados, além de realçar os sabores do cuscuz de sêmola - o prato nacional de Marrocos. 

Zeera Pani é uma bebida indiana refrescante e apetitosa feita a partir de cominho e suco de tamarindo. Cominho, juntamente com alcaravia, aromatiza o Kummel, o famoso licor alemão. Utilize os frutos inteiros ou moídos no preparo de picles, pães, sopas, queijos, carnes, aves, molho de tomate e saladas.  É clássico no preparo de pães e de algumas carnes e queijos, como o munch, no Leste Europeu. 

Curiosidade

Em receitas indianas, cominho é geralmente confundido com a alcaravia, por ter uma aparência semelhante, porém o sabor do cominho é muito mais forte. Na cozinha do norte da Índia costuma-se acrescentar um pouco de cominho a pratos feitos com manga. Ficam deliciosos.

Nomes em outras línguas

Inglês: cumin

Italiano: cumino

Francês: cumin

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas