Tamanho do texto

Pães, frutas, queijos e peixes combinados em palitinhos são um jeito prático e charmoso para servir convidados. Aprenda receitas

Prática e charmosa, a salada caprese no espetinho é ideal para festas pequenas
Divulgação
Prática e charmosa, a salada caprese no espetinho é ideal para festas pequenas
Espetinhos de churrasco são familiares a todo brasileiro. De linguiça, queijo coalho, coração. Especialmente em festas grandes, é mais prático circular degustando um palitinho do que se prender a talheres e pratos. O que muita gente  não sabe é que a variedade de receitas desse tipo é infinita -- tudo pode virar espeto. Além da apresentação charmosa, as comidinhas ainda facilitam a vida do anfitrião: dispensam suportes individuais, um alívio para a pilha de louças.

“O legal do espeto é combinar diferentes ingredientes, cores e texturas”, diz Juliano Cordeiro, chef do bufê paulistano Zest Cozinha Criativa . Em seu cardápio, os palitinhos levam frutas, queijos, embutidos, batatas, que podem ser mergulhados numa panela com queijo derretido borbulhante. Uma das receitas da casa é o pauzinho com três diferentes minissanduíches embalados em papel celofane. “Faço isso só para garantir a conservação. Essas comidinhas já têm forte apelo visual.” Até na conhecida versão de linguiça é possível sair do lugar-comum. "Basta intercalar gomos de limão e carne", sugere Juliano.

Curta a página do iG Comida no Facebook

Apesar de delicados, peixes também rendem boas espetadas. O atum com crosta de gergelim servido no bar paulistano Anexo SB , receita de Luciane Recco, nada mais é do que uma adaptação de um de seus pratos favoritos. “Tinha que fazer um cardápio de petiscos, mas não queria deixá-lo de fora”, diz a chef. A solução foi cortar o peixe em cubos e mandar brasa no palitinho.

Prático, o petisco pode ser preparado até dois dias antes da ocasião se conservado em geladeira. "Use atum fresco e, na hora de servir, salteie os espetinhos rapidamente em uma chapa ou frigideira”, ensina Luciane. Como o interior do peixe deve ser servido cru, não tem problema se esfriar durante a festa. “Eles só não ficam bons reaquecidos", diz. Quem quiser variar a receita, pode usar salmão e repetir o modo de preparo. Nesse caso, a chef sugere incluir pistache moído na crosta.

Seguindo a linha oriental, Luciane também dá dicas para incrementar os populares espetos de frango: combinados de pimentão e cebola grelhada e servidos com molho tarê.

E não é só nas festas que os palitinhos fazem sucesso. No paulistano Bananeira Morumbi , o camarão com banana-da-terra é espetado antes de chegar à mesa. O Suri Ceviche Bar , também na capital paulista, oferece polvo e salmão intercalados no pauzinho. Já a chef Soraia Barros criou uma versão de caprese no espeto para o Santovino , casa recém-inaugurada em São Paulo. "O spiedini (espetinho) é comum na Itália , e os ingredientes dessa receita, quando aquecidos no forno, ficam com texturas diferentes", diz. "A mussarela de búfala derrete levemente, o tomate perde a estrutura e deixa o miolo do pão um pouco úmido.” Para as bordas do pão permanecerem crocantes, é necessário que o ingrediente tenha casca grossa. Como deve ser degustada quente, a receita é ideal para reuniões ou festas menores.

Quem quiser criar o próprio espetinho deve levar em consideração alguns itens. Palitos em estilo sanduíche devem ser preparados com pães mais duros, que não absorvem tanto a umidade do recheio. "Toste as fatias levemente, no forno, antes de colocá-las no palito”, ensina Juliano. Em preparações de forno ou fogão, é essencial que os pauzinhos de madeira ou bambu fiquem de molho na água, antes do preparo, para não escurecer. A última lição é selecionar ingredientes que combinem entre si. Esse é (sempre) o principal para fazer sucesso à mesa. Com ou sem espeto.

Camarão com banana-da-terra no espetinho
Divulgação
Camarão com banana-da-terra no espetinho
Camarões com banana-da-terra e pimenta biquinho
Receita do restaurante Bananeira Morumbi, em São Paulo

Ingredientes
1 banana-da-terra madura cortada em rodelas
1 colher (sopa) de manteiga de garrafa ou margarina
200g de camarão cinza
Pimenta biquinho
Palito japonês

Modo de preparo
Tempere os camarões com sal e pimenta branca a gostp. Regue com um fio de azeite e cozinhe ao vapor. Doure a banana-da-terra na manteiga. Espete, em cada um dos palitinhos, a pimenta biquinho, o camarão e por último, a banana-da-terra. Sirva morno.

Serviço
Anexo SB
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 474, Itaim Bibi, São Paulo; (11) 3079-4389


Bananeira Morumbi

Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 417, Portal do Morumbi, São Paulo. (11) 3502 4635;

Santovino
Alameda Lorena, 1281, jardins, São Paulo. (11) 3061 9787

Suri Ceviche Bar
Rua Matheus Grou, 488, Pinheiros, São Paulo. (11) 3034 1763

Zest Cozinha Criativa
Serviço de buffet sob encomenda: (11) 3727 1387; zest@cozinhacriativa.com.br

    Leia tudo sobre: receitas