Tamanho do texto

Quitute acompanha calda de jabuticaba e feijão picante

Bolinho de arroz com molho de jabuticaba: cremoso por dentro e crocante por fora
Bruno Zanardo/Fotoarena
Bolinho de arroz com molho de jabuticaba: cremoso por dentro e crocante por fora
Na linguagem popular, biboca significa uma pequena e modesta taberna ou bodega que serve comida. Espirituosos, os chefs Pascoal Chung e Daniel Oppenheim resolveram dar esse nome ao restaurante e bar que abriram recentemente na Alameda Lorena, em São Paulo. E que condiz muito com a proposta simples e descontraída da casa. “É uma pegada de comida de chef com cara de boteco”, diz Daniel.

No evento Casa Boa Mesa, eles apresentaram algumas receitas da casa: o bolinho de arroz com calda de jabuticaba e feijão picante foi uma delas. A receita é uma brincadeira com o prato de todo dia do brasileiro, o arroz com feijão. O quitute tem textura cremosa e é levado ao congelador antes de fritar, para que a parte de fora fique crocante. Por fim, o bolinho é servido com uma deliciosa calda de jabuticaba, o que dá um contraste agridoce muito especial à receita. A proposta do restaurante de Chung e Oppenheim e é servir comidinha de mãe, cada dia com um prato diferente. “Queremos lembrar um pouco esse lado de comer em casa, que é raro nos nossos dias”, diz Daniel.

Bolinho de arroz com calda de jabuticaba e feijão picante
Rendimento:
4 porções

Ingredientes
100g de arroz cozido
20g de cebola
80g de abobrinha
45g de queijo gruyère
50g de queijo mussarela
60g de farinha de trigo
1 ovo
5g de cebolinha
2g de sal
2g de pimenta branca
2g de tomilho
Óleo para fritura
50ml de calda de jabuticaba

Calda de jabuticaba com feijão picante
400g de açúcar
200ml de água
1kg de jabuticaba
20ml de caldo de feijão
1ml de molho de pimenta

Modo de fazer
Rale a abobrinha no ralo grosso e cozinhe rapidamente em água fervente com sal. Escorra e reserve. Rale os queijos gruyère e mussarela na mesma espessura. Faça a mistura da massa com a farinha de trigo, o arroz cozido, o ovo, a cebola, a cebolinha, a pimenta, o tomilho, a abobrinha ralada e os queijos. Forme as quenelles (formato utilizado nos bolinhos de bacalhau) com o auxílio de duas colheres de tamanhos iguais e frite em óleo quente entre 170° a 180° C. Sirva em seguida acompanhado da calda de jabuticaba com feijão picante.

Calda de jabuticaba com feijão picante
Em uma panela, coloque as jabuticabas com a água e o açúcar. Reduza pela metade (demora cerca de 1 hora). Retire as cascas e coe a calda. A consistência deve ser a mesa da calda de caramelo, só que um pouco mais líquida. Misture com o caldo de feijão carioca batido e molho de pimenta. Reserve.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.