Tamanho do texto

A revista Prazeres da Mesa, em parceria com o SENAC-SP, oferece uma semana de eventos de enogastronomia que promete agitar a cidade

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535038869&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Começou ontem e vai até dia 7 de novembro o Semana Mesa SP, que reúne a quinta edição do Mesa Ao Vivo e o Mesa Tendências - 2º Fórum Internacional de Gastronomia de São Paulo.

O palco desses eventos, desdobrados em várias frentes, é o campus Santo Amaro do Centro Universitário SENAC SP. A programação é extensa e dela participam uma constelação de estrelas nacionais e internacionais, como a inédita comitiva de chefs espanhóis encabeçada pelo consagrado Ferran Adrià, do El Bulli.

O Mesa Tendências 2008 coloca em pauta o presente e o futuro da gastronomia, com palestras e debates. Reunir profissionais e discutir o futuro do setor é o fundamento do Mesa Tendências, que nesta segunda edição tem a temática Brasil e Espanha, a última fronteira da gastronomia.


Além dos espanhóis Ferran Adrià, Andoni Luis Aduriz (Mugaritz), Juan Mari Arzak (Arzak), Martín Berasategui (Martín Berasategui), Pedro Subijana (Akelare), Joan Roca (Celler de Can Roca), Quique Dacosta (El Poblet), e Dani García (Calima), estão confirmadas as participações de Alex Atala (D.O.M.), Andréa Kauffman (Ak Delicatessen), Bella Masano (Amadeus), Bel Coelho (Buddha Bar), Leila Kucznski (Arábia), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Saulo Scarabotta (Friccó), Viko Tangoda (Viko Produção e Culinária) e Yann Corderon (Azaït), de São Paulo. Também estarão presentes chefs atuantes em outros estados brasileiros, como Frédéric De Mayer (Eça) e Teresa Corção, do Rio de Janeiro, Mônica Rangel (Gosto com Gosto), de Visconde de Mauá (RJ), André Saburó (Quinta do Futuro), de Recife (PE), e César Santos (Oficina do Sabor), de Olinda (PE), entre outros grandes profissionais.


Para o público será uma oportunidade única para ter contato com esses chefs em aulas muito especiais. De 4 a 6 de novembro revezam-se nessas aulas ícones consagrados da cozinha como Claude Troisgros (restaurante Olympe, RJ), com o tema Técnicas francesas no universo brasileiro; Mara Salles (Tordesilhas, SP), com Aromas do Cerrado e da Amazônia e Alex Atala (D.O.M.), com Reflexões sobre ingredientes brasileiros; além de jovens talentos como Helena Rizzo (Maní, SP), falando sobre Liberdade de expressão na cozinha e Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto, SP), apresentando a Cozinha do Nordeste e os queijos brasileiros, entre vários outros temas importantes e convidados idem.

Atividades gratuitas
As atividades gratuitas estão entre as boas novidades desta edição do Mesa Tendências. Para começar, uma extensa grade de aulas, palestras e apresentações de trabalhos científicos ministrado por chefs espanhóis e brasileiros, professores e alunos do Senac-SP.


Dentre os temas abordados, estão alimentação e comportamento, estética e identidade na cozinha e tecnologia de equipamentos. Há ainda uma série de degustações de vinhos, cavas, azeite de oliva e presunto cru.


Entre as aulas abertas do Mesa Tendências um dos destaques é "Gastronomia regional e suas interações com a alta cozinha" ministrada pela jornalista Guta Chaves e a historiadora Dolores Freixa.

Jantares magnos
Paralelamente, ocorre uma feira de produtos profissionais, com expositores do Brasil e da Espanha, que funciona das 9h às 19h.
Mas num mega evento enogastronômico como esse não poderiam faltar os jantares. Nesta segunda-feira, dia 3 de novembro ocorreu O Jantar do Século,  no qual os grandes chefs brasileiros e espanhóis criaram cada um seu prato. Esse feito aconteceu no Brasil, no Grand Hyatt, em São Paulo (SP). Para participar de um encontro tão ímpar, só 80 privilegiados gourmets que conseguiram comprar o ingresso através do leilão, cuja renda será revertida para instituição beneficente.


Quem não esteve entre os poucos privilegiados que degustarão o Jantar do Século poderá saborear os Jantares Magno, também preparados por chefs de renome, e ainda participar das degustações de vinhos top.


Eles acontecem no Senac-SP e no Grand Hyatt. No restaurante do hotel comandam os fogões os chefs Dani García e Ángel León (1 estrela no guia Michelin); Paco Roncero e Nandu Jubany, (2 estrelas); e Toshiro Mandalay, mestre da culinária japonesa em terras peruanas.
Já nos restaurantes do campus do Senac SP, palco do evento, estarão Francis Paniego e Manuel De La Osa (1 estrela Michelin) e a badalada Roberta Sudbrack, ex-chef de cozinha do presidente Fernando Henrique Cardoso, que hoje comanda restaurante carioca homônimo. Ela prepara um jantar harmonizado com o especialista Jorge Lucki.


Outra boa nova da programação é Christian Bravo, que assina também um dos Jantares Magno. Nome ascendente da gastronomia peruana, ele é dono do Bravo Restobar, restaurante de cozinha fusion com duas unidades na capital Lima. Além de administrar, criar o cardápio e atuar como DJ na Depeche Order, a sua casa noturna, Bravo ainda assina o menu do Hotel Gran Casino Talca, no Chile, onde é o atual chef-executivo.


Clique aqui  e veja os detalhes para os Jantares Magno e Degustações Top.


Leia mais sobre: Semana Mesa São Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.