Tamanho do texto

Batizado de Mistura, o evento reúne chefs famosos no Peru e evidencia a paixão do povo local por sua culinária

Frutas: elas são o tema deste ano da feira que celebra cozinha, criatividade e cultura
Roberta D'Angelo
Frutas: elas são o tema deste ano da feira que celebra cozinha, criatividade e cultura
De hoje (9) até o dia 18 a capital do Peru sedia a Mistura, maior feira de gastronomia da América Latina. O tamanho do evento impressiona: estima-se que 300 mil pessoas irão circular e comer nas milhares de mesinhas espalhadas pelo evento. Os ingressos estão esgotados há três semanas, e cambistas camuflados nas redondezas do pavilhão abordam o público que não conseguiu bilhetes. Gastón Acurio, o chef mais emblemático do País, dono de 32 restaurantes (é dele o paulistano La Mar) é um dos participantes mais aguardados.

Gastón Acurio, um dos chefs mais aguardados da feira
Divulgação
Gastón Acurio, um dos chefs mais aguardados da feira
As frutas são o tema desta quarta edição do evento. Nos estandes, agricultores mostram exemplares exóticos aos olhos brasileiros, como as lúcumas, as chirimoyas, os tumbos e mais uma infinidade de sabores instigantes. Mas isso não é tudo.

Expositores exibem variedades exóticas de batatas (são 3,5 mil tipos, só no Peru) milhos, embutidos de carne de lhama, pães e cereais. Barraquinhas de restaurantes locais vendem pratos caprichados por preços que variam de 6 a 12 soles (de R$ 3,50 a R$ 9).

Ainda não curtiu o Facebook no iG Comida?

Logo mais, nas chamadas salas de criatividade, os principais cozinheiros do Peru discutirão o futuro da cena culinária local. A programação prevê ainda concursos de receitas típicas, shows e a reunião do G9 para pensar os rumos da gastronomía mundial. Na seleção, nomes como o brasileiro Alex Atala, o espanhol Ferran Adrià e o dinamarquês René Redzepi (chef do restaurante Noma, eleito, no último ranking da revista inglesa Restaurant, o melhor do planeta).

O iG Comida está por aqui e conta tudo para você.

*A jornalista viajou a convite da PromPerú, Taca e La Mar São Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.