Tamanho do texto

Comer todo dia na rua não é a melhor alternativa, mas, muitas vezes, é a única. E você deve tomar cuidado com as armadilhas dos restaurantes por quilo, se quiser manter a saúde e o peso em ordem

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535045019&_c_=MiGComponente_C

Segundo a nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria Nutricional,  o restaurante por quilo pode ser um excelente aliado, desde que você saiba montar seu prato. A mesma coisa diz a nutróloga e endocrinologista Valéria Goulart.

Veja 12 regras simples para comer bem, mesmo no self service :

1. Antes de mais nada, escolha um local confiável e com preparações variadas. Comece olhando todas as opções disponíveis, para que saiba o que tem e possa escolher o quer comer. Se não fizer isso, você vai começar a pegar um pouco de cada opção e, no final, seu prato vai ter, literalmente, um quilo de comida, diz Samantha.

2. Comece pelas saladas e fuja das tentações como bacon, batata palha e molhos gordurosos, ensina a nutricionista. Valéria Goulart faz mais uma recomendação: Abuse da variedade de folhas ¿ alface, rúcula, espinafre, agrião ¿, e legumes ¿ cenoura, tomate, batata. Quanto mais colorido, mais saudável. O ideal é os vegetais ocuparem metade do prato.

3. Após as saladas, escolha uma opção de carboidrato (arroz, batata ou purê ou massa) e um alimento que seja fonte de proteína (frango, peixe ou carne), ensina Samantha. E Valéria faz um lembrete. O ideal é escolher um tipo de carne diferente para cada dia. E prefira os grelhados ou assados.

4. Samantha aconselha a se habituar a observar o prato e notar duas coisas: se está colorido e se tem uma opção de cada grupo: vegetais, carboidrato e proteína. Um vegetal cozido ou verdura refogada também podem completar o prato.

5. Caso não goste ou não queira pegar saladas cruas, escolha os vegetais cozidos. Alguma das opções você deve (e precisa) gostar.



6. Coma apenas o que for realmente valer a pena. Valéria diz que se o restaurante não te der confiança, evite sushi e peixe cru, afinal de contas, não dá para ficar arriscando. Samanhta concorda e complementa. Se é um restaurante brasileiro, talvez o sushi não seja tão bom assim. É melhor deixá-lo para comer em um restaurante japonês. Pensar assim é uma tática para você ter foco no que vai comer e não exagerar.

7. Fique atento se as preparações cruas estão refrigeradas (com gelo ou cuba refrigerada) e as quentes, bem aquecidas (em rechaud com água ou fogareiro). Isso ajuda na conservação dos alimentos e diminui o risco de contaminação, diz Samantha. Travessas pequenas também são um sinal de que a preparação não está exposta há muito tempo.

8. Caso você costuma comer no mesmo restaurante todos os dias, lembre-se sempre do que foi servido no dia anterior. Por exemplo: o bolinho de arroz provavelmente foi feito com o arroz que sobrou de ontem, que ficou lá exposto durante horas. O mesmo acontece com outros ingredientes, que são reaproveitados em tortas e outras receitas.



9. Se você quiser manter a forma esbelta, evite os molhos em excesso e frituras. Fuja dos salgadinhos, tipo coxinha, pastéis e bolinhas de queijo. Geralmente são calóricos e sem nutrientes interessantes, avisa a nutróloga. E, cá entre nós, as coxinhas de restaurante por quilo são muito mais bonitas do que gostosas.

10. Por fim, lembre-se que as sobremesas estão primeiro no buffet para que você, ao chegar varado de fome, caia na tentação. Desvie seus olhos das sobremesas que engordam mais: pegue uma salada de frutas.

11. Se sua vontade de comer um doce for muita, não pegue antes de almoçar, junto com o prato. Almoce primeiro e tome a decisão depois que estiver de barriga cheia. A sobremesa não vai fugir dali se você pegar daqui a alguns minutos. E, certamente, muitas vezes você vai embora sem o pecado.

12. Ao contrário do que todo mundo diz, restaurante por quilo pode ser um aliado para você controlar a alimentação, pois tem variedade e uma balança. Veja quanto pesou o seu prato e avalie se não é melhor diminuir as porções no dia seguinte. Valéria aprova. Nesses tipo de restaurante, você comer a quantidade certa de alimentos saudáveis com o preço justo. E lembre-se: a alimentação deve ser sempre variada e balanceada.


Leia mais sobre: comida por quilo