Tamanho do texto

Intercâmbio entre as duas culinárias promete criação de pratos novíssimos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535091675&_c_=MiGComponente_C

No Ano da França no Brasil , nada mais formidável que mesclar a culinária dos dois países numa só. Esta será a proposta do renomado chef francês, Laurent Suaudeau , em nova apresentação do Gourmet Show, que acontecerá no dia 30 de outubro na Fispal Bahia (Feira Internacional de Produtos, Embalagens, Equipamentos, Acessórios e Serviços para Alimentação).

Seguindo um conceito diferente do último Gourmet Show (um concurso em formato de reality show), a edição deste segundo semestre de 2009 procura valorizar ainda mais a diversidade gastronômica. O chef Laurent utilizará suas técnicas para re-elaborar criações baianas e dar a elas um toque francês.

Laurent chegou ao Brasil em 1980 para ocupar o cargo de chef assistente do Le Saint Honoré, no Rio de Janeiro. Indicado pelo mestre Paul Bocuse , após haver passado por sua cozinha, o chef Laurent se apaixonou pelo acarajé e pela variedade enorme de ingredientes, inexistentes na culinária francesa. Desde então, não voltou à suas origens e hoje já foi eleito Maître Cuisinier de France e comanda a Escola das Artes Culinárias Laurent, em São Paulo.

Já em Salvador, o evento já tem confirmada a participação de alguns convidados. A chef do Restaurante Terreiro Bahia, na Praia do Forte, Tereza Paim, e o chef do Restaurante Paraíso Tropical, em Salvador, Beto Pimentel, prometem estar lá.

Os especialistas da gastronomia local apresentarão receitas seguindo os temas Cozinha de Praia e Cozinha do Recôncavo, respectivamente. Seus pratos demonstrarão a variedade da culinária baiana e todas as possibilidades que ingredientes mais exóticos proporcionam: Vatapá de Inhame com Beijú-Pirá e Licuri e Mariscos da Baía de Todos os Santos com Frutas do Recôncavo Grelhadas.

Liderados pela inovação de Laurent, as invenções tipicamente baianas serão alvo de uma releitura que as deixará mais afrancesadas. Mas até lá, será um mistério. O evento suscita o lema Batismo com o chef Laurent na Cozinha de Todos os Santos a ser realizado; parece digno de apreciação, non?


Fispal Bahia 2009
Feira Internacional de Produtos, Embalagens, Equipamentos, Acessórios e Serviços para Alimentação
Data
: de 27 a 30 de outubro
Horário : das 16h às 22h
Local : Centro de Convenções da Bahia - Av. Simon Bolivar s/nº. - Salvador (BA)

Leia mais sobre: Ano da França no Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.