Tamanho do texto

Realizado pelo Senac São Paulo e pelo Carrefour, evento gastronômico comemora o Ano da França no Brasil

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535068952&_c_=MiGComponente_C

No ano da França no Brasil, os chefs franceses Christian Constant e Yves Camdeborde, precursores da bistronomia na Paris dos anos 90, estarão em São Paulo para o Encontro de Gastronomia Franco-brasileira. O evento acontece entre 4 e 8 de maio, com o objetivo de discutir técnicas e tendências da gastronomia francesa e as influências na cozinha brasileira.

Na programação, haverá mesa redonda e aula demonstrativa, no Centro Universitário Senac ¿ Campus Santo Amaro, e atividade no Hipermercado Carrefour.

Um dos destaques é a Mesa Redonda prevista para 5 de maio, com discussões sobre técnicas, regionalismos e o terroir (identidade e características dos ingredientes de uma determinada região). A mesa será composta por personalidades da cozinha brasileira, como Alex Atala (D.O.M e Dalva & Dito), Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto), Emmanuel Bassoleil (Skye ¿ Hotel Unique) e Mara Salles (Tordesilhas); também estará presente o sociólogo Carlos Dória, e docentes e jornalistas da área. O crítico gastronômico, Josimar Melo, será o responsável pela mediação.

No dia 7 de maio, Constant e Camdeborde ministram aula demonstrativa, com cardápio secreto, seguindo a tradição da cozinha francesa: entrada, prato principal e sobremesa, preparados com ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados. Ao final do preparo, uma das criações poderá ser degustada pelos participantes. As atividades serão abertas ao público e acontecem no Centro Universitário Senac ¿ Campus Santo Amaro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Já os clientes da rede Carrefour terão a oportunidade de participar da Cozinha Criativa Carrefour, atividade na qual os chefs, após escolherem ingredientes disponíveis no hipermercado, prepararão um cardápio especial, com dicas de como combinar técnicas da gastronomia francesa a partir de ingredientes tipicamente brasileiros.

Conheça os chefs
Christian Constant apresenta um currículo de mestre. Durante oito anos, atuou no Les Ambassadeurs, do luxuoso Hotel Crillon. Graças a seu trabalho, o estabelecimento ganhou sua segunda estrela no Guia Michelin. Após a experiência, Constant resolveu abrir o seu próprio espaço, o Le Violon d'Ingres.

O formato é parecido ao de Camdeborde, pequeno bistrô de comida excelente com preço razoável. Na mesma rua, Constant não para de inovar e abriu mais duas casas, Faibles de la Fontaine e o Café Constant, com pequenas variações de estilo. Constant é excelente comunicador, teve um programa de êxito na TV francesa e sua simplicidade e facilidade para explicar receitas fizeram dele um favorito do público, além de um chefe estimado e elogiado por ninguém menos que François Simon, do Le Figaro.

Yves Camdeborde foi considerado o chef do momento pela revista Food & Wine, um dos principais divulgadores do "bistronomics", bistrôs de preço acessível, sem muito protocolo, em que normalmente as reservas não são aceitas e com uma comida sazonal baseada na qualidade dos produtos. Le Comptoir, o restaurante sucesso de Camdeborde, está sempre lotado e a imprensa não se cansa de elogiá-lo.

Leia mais sobre: Ano da França no Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.