Tamanho do texto

A bebida milenar dá sabor especial a comidinhas doces e salgadas. Aprenda receitas

Bolo de chocolate com chá de menta da A Loja do Chá é molhadinho e refrescante
Divulgação
Bolo de chocolate com chá de menta da A Loja do Chá é molhadinho e refrescante
Desde o século passado os japoneses tomam sopa de chá verde com arroz tostado. O genmai cha é vendido pronto e, misturado a legumes ou outros itens, faz caldos gostosos e aromáticos. Nas bandas de cá, é menos comum encontrar comidas desse tipo. Mas na paulistana A Loja do Chá tem bolo, torta, quiche, pão e até manteiga de chá.

Quem trouxe a moda para o Brasil foi Carla Saueressig . Especialista no assunto, ela comprou, há 12 anos, a franquia da Tee Gschwendner (em português, A Loja do Chá), que tem cerca de 150 lojas espalhadas pelo mundo. Ali, é possível experimentar mais de 240 tipos da bebida milenar e acompanhá-los com as comidinhas desenvolvidas pelo chef Gui Bomfim .

 “O chá entra na receita como tempero, para agregar sabor”, afirma Carla. Nas receitas do chef, um tipo defumado dá encanto extra à quiche vegetariana, um cítrico equilibra o strudel de espinafre, o mentolado faz bolo de chocolate virar pecado.

Chá da tarde completo na A Loja do Chá
Divulgação
Chá da tarde completo na A Loja do Chá
Fazer comida com o ingrediente não é difícil. “Só a fermentação do brioche é mais demorada”, diz o chef. Nas outras receitas, basta acrescentar o chá a granel ou em infusões como bem entender. Os únicos cuidados são triturar bem as ervas e nunca usar a bebida pronta em preparos que não pedem líquido. “As infusões são usadas no lugar da água”, diz Gui. “Elas vão bem no lugar de caldos de legumes, para preparar sopas, cozinhar arroz ou outros alimentos leves.” Isso é importante: não adianta misturar chá em pratos fortes. “Não vai imprimir nada.” As combinações obedecem regra pessoal. “Tem que testar e descobrir o que mais gosta”, afirma Gui.

Curta a página do iG Comida no Facebook

Especialmente para o iG Comida , Gui fez adaptações para todo mundo fazer suas receitas em casa. Quem estiver em São Paulo, pode dar um pulo na A Loja do Chá e conferir a gastronomia do chef.

A Loja do Chá - Tee Gschwendner
Shopping Iguatemi, 3º piso, Av. Brigadeiro Faria Lima 2232, Itaim Bibi, tel. (11) 3816-5359