Ceviche é prato simples, gostoso e cheio de tradição

Preparar ceviche é tão rápido quanto devorá-lo. Conheça receitas e curiosidades

Foto: Divulgação
Degustação de ceviches do restaurante La Mar São Paulo

Peça para qualquer peruano definir seu País e ele vai dizer: ceviche. Ali, a receita de peixe cozido no limão durante meros cinco segundos, temperado com pimenta ardida, cebola roxa e coentro, é símbolo de um povo que tem a comida como emblema. Confira curiosidades , dicas de preparo e diferentes versões do prato .

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

- Como não precisa de fogo, o ceviche é receita típica de pescadores. No próprio barco, eles cortam o peixe, temperam e comem. Mas, há cerca de dez anos, o prato invadiu as mesas aristocráticas e as cevicherias pipocaram por todo o  Peru .
- Como são degustados crus, pescados fresquíssimos são pré-requisito da receita. Por conta disso, os peruanos só comem ceviche durante o dia. Para eles, servir o prato à noite soa tão estranho quanto, para um paulistano, pedir pizza no almoço.
- Da mesma maneira que o brasileiro marca de "tomar um café" ou "um chope", "comer um ceviche" é pretexto para encontros informais entre os peruanos.
- O caldo resultado do tempero do ceviche chama-se leite de tigre . Segundo a lenda peruana, quem o consome ganha a força do animal.
- Antigamente, era hábito deixar o peixe em marinada por até cinco horas. Hoje, a tendência é temperar e comer imediatamente.
- O ceviche tradicional é servido com choclo (tipo de milho , mais claro e maior do que o brasileiro) e camote (espécie de batata cor de laranja).

Leia aqui: tudo sobre a gastronomia peruana

Foto: Roberta D'Angelo
No ceviche peruano não pode faltar choclo (milho) nem camote (espécie de batata cor de laranja)

- Os peixes mais indicados para o preparo são linguado e bonito, mas qualquer pescado ou fruto do mar pode virar ceviche.
- A parte do peixe usada no preparo é o lombo, mais suculenta do que as demais.
- Se for preparar a receita em grandes quantidades (para servir numa festa, por exemplo), acrescente cubos de gelo feitos de caldo de peixe. Eles conservam o prato sem deixá-lo aguado e diminuem o ritmo da cocção.
- Drinques peruanos como o pisco sauer são ótimos para acompanhar ceviches, mas cerveja também harmoniza bem com o prato.

Leia também: 

A briga do Pisco

O be-a-bá da harmonização com cervejas

Confira as receitas do La Mar São Paulo :
Ceviche clássico
Ceviche misto
Ceviche chiba

Link deste artigo: https://receitas.ig.com.br/ceviche-e-prato-simples-gostoso-e-cheio-de-tradicao/n1597212785380.html