Tamanho do texto

Endereços no Rio de Janeiro e em São Paulo onde encomendar a ceia de Natal, e outros para celebrar a data fora de casa

Existem ceias que dispensam a ave mas o peru é, sem dúvida, campeão de popularidade no Natal
Dulla
Existem ceias que dispensam a ave mas o peru é, sem dúvida, campeão de popularidade no Natal

O Natal é, sem dúvida, a data mais especial para se compartilhar uma refeição com a família. Mesa farta, receitas clássicas, troca de presentes antes ou depois da ceia fazem a festa. Receitas com bacalhau, tender e peru ainda são as mais procuradas para a ocasião. Mas cardápios diferentes, com toques de brasilidade, contemporâneos ou de cozinhas de outros países ganham espaço, cada vez mais. Confira endereços no Rio de Janeiro e em São Paulo para encomendar o jantar pronto, e outros para passar a noite fora. Dá até para contratar serviços de copa, cozinha e decoração. E mais: receitas bem natalinas.

Em São Paulo

O Buffet Arroz de Festa , da banqueteira Adriana Cymes, oferece ceia com 12 pratos, que serve até 12 pessoas. São duas opções de salada, três carnes, aves e pescados, mais três guarnições e ainda três sobremesas. O menu completo, de culinária artesanal com toque sofisticado, sai por 1.980 reais. Encomendas até o dia 20/12.

Receitas típicas portuguesas estão no menu do Buffet Bela Sintra . A ceia serve 10 pessoas e, entre os pratos, tem bacalhau desfiado e gratinado com parmesão e creme de leite (770 reais), ou ao forno com batatas, brócolis e tomates (950 reais). As reservas de pedido podem ser feitas entre os dias 1/11 e 15/12, os pratos são entregues em bandejas de prata ou louça (material não incluso), semi-prontas e com instruções de finalização.

No cardápio do Cantaloup , releituras de clássicos natalinos como carpaccio de tender e peru recheado com creme de castanhas guarnecido de arroz de pistache e linhaça. O menu completo sai a 160 reais por pessoa. Para as crianças, tem cardápio especial com escalope de filé mignon, arroz e batatas fritas, mais sorvete, a 60 reais.

Na maioria das famílias, o tender é prato exclusivo do período natalino
Dulla
Na maioria das famílias, o tender é prato exclusivo do período natalino

O Bistrô Charlô tem menu especial para a data, a 250 reais por pessoa, e ceias do Buffet Charlô para festejar em casa. Os pedidos podem ser feitos até o dia 20/12. No cardápio, diversas entradas (coquetel), pratos principais (bufê), sobremesas e ainda café, mini patisserie e bebidas não-alcoólicas. O valor varia de acordo com o número de pessoas: de 7.700 reais, para 20 convidados, a 11.550 reais, para 40.

A cantina Mamarana abre para o almoço do dia 25, entre 12h e 16h30. Entre os pratos principais, robalo em crosta de amêndoas com risoto de rúcula (59 reais), cordeiro assado com de batatas ao forno (46 reais). Para a sobremesa, os clássicos tiramisù (15 reais) e crostata de panetone quente com sorvete de creme (15 reais).

Confira a receita: peru assado com ervas e cebola-pérola

No Empório Ravioli e Cucina Casalinga , casas do chef Roberto Ravioli, os pratos inspirados na culinária da região italiana da Toscana recebem encomendas até 19 de dezembro e devem retirados no local. Como opções de especiais, que recebem encomenda até o dia 18 de dezembro, porchetta romana (125 reais por quilo), cabrito ao forno com funghi fresco (130 reais por quilo), leitoinha assada (140 reais por quilo) e stracotto d´agnello alla batasiolo (carne de cordeiro,110 reais por quilo).

Aprenda a fazer:
porchetta do Empório Ravioli

Dá para encomendar pratos alemães para celebrar o Natal. O chef Espedito Pereira traz, no menu do Club Transatlântico, opções como pato assado com repolho roxo (53 reais, a porção), chucrute (26 reais, o quilo), purê de maçã (31 reais, o quilo), dentre outros principais, acompanhamentos, sobremesas e pães, que chegam embalados a vácuo. Pedidos até 23/12, com o mínimo de 48 horas de antecedência.

Com serviço delivery, a banqueteira Mônica Dajcz oferece ceia de conceito sustentável: embalagens reaproveitáveis, ingredientes orgânicos e integrais. Entre os pratos, caçarola de bacalhau e robalo, canelone de tender com molho de jabuticaba, farofa de banana da terra, castanha de caju e sementes, e peru laqueado com mel orgânico. O menu (1.800 reais) serve 14 pessoas e tem taxa de entrega de 80 reais para São Paulo. Encomendas até o dia 15/12.

Veja como preparar: pain perdu, a rabanada francesa
Faça em casa: farofa de linguiça e azeitonas

Outra opção para contratar serviços profissionais, como garçons, copeiras, e decoração, além da ceia, é a do Buffet Petit Comité . O menu fixo serve de oito a dez pessoas e sai por 1.520 reais. Entre os pratos avulsos, tender assado em baixa temperatura servido com molho de mel e mostarda com abacaxi grelhado (116 reais, o quilo), pernil fatiado com molho roti de alecrim (89 reais, o quilo) e torta trufada de chocolate belga com marzipan (98 reais). Encomendas até o dia 20/12.

Para as encomendas há ainda a opção de menus com camarão ou Kosher. O buffet também oferece serviço de garçons e de ajudantes de cozinha.Para quem é adepto dos pratos árabes, o restaurante Baruk também aceita pedidos. Entre os mais de dez pratos do cardápio, opções de salgados, antepastos, salada, pratos quentes e sobremesa. A casa recebe encomendas até o dia 21/12. O menu sai a 85 reais por pessoa, a ser retirado até às 12h do dia 24/12 ou entregue em casa mediante pagamento de frete.

Opção de sobremesa: merengue de morango, sobremesa que todos gostam

O Chácara Santa Cecilia oferece ceia do dia 24 com visita de Papai Noel para as crianças. O buffet completo custa 143 reais por pessoa, com direito à taça de vinho espumante. No cardápio do chef Demétrio de Santana, rolinhos de presunto cru com melão, leitão assado com molho de cachaça, peru assado com fios de ovos e cereja e arroz de pato. No dia 25, o almoço sai a 110 reais.

No buffet de Viko Tangoda , com serviço de entrega em casa no dia 24/12, receitas para agradar todo tipo de comensal: cuscuz paulista, peru tradicional (4 quilos) com recheio de farofa brasileira, filé mignon ao forno e, para os vegetarianos, tortelli de queijo de cabra com molho ao sugo. São 7 pratos que servem de 8 a 10 pessoas e custam 2.200 reais. Encomendas até o dia 20/12.

CURTA O IG COMIDA FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Opção menor (5 quilos, 800 reais) e maior (15 quilos, 1700 reais) de perus recheados de farofa e molho de marsala e shimeji, podem ser encomendados no buffet de cozinha sofisticada Christian Formon , que oferece também ceia entregue em casa. Entre os pratos do menu, patê de foie com pistache, terrine de salmão, tender com molho de mostarda e duas sobremesas. O cardápio completo serve de 10 a 12 pessoas, e sai por 2.600 reais. Encomendas até 16/12.

Aprenda a preparar: oito tipos de farofa

A farofa tem diversas versões e acompanha a maioria das carnes e aves servida no Natal
Dulla
A farofa tem diversas versões e acompanha a maioria das carnes e aves servida no Natal

No Rio de Janeiro
Quem prefere fugir das receitas clássicas pode ir ao restaurante espanhol Eñe , que traz menu para a noite do dia 24. Por 180 reais por pessoa, é possível comer pratos como o arroz negro meloso com lagosta, tábua de queijos e brioche umedecido no leite aromatizado com laranja.

Também para celebrar a noite de Natal fora de casa, o italiano Terzetto tem cardápio com quatro pratos, antepasto e sobremesa. Entre as opções, cogumelos frescos com gorgonzola no pão italiano, massa caseira com funghi, coxa de pato confit e risoto de brie com damasco e peru assado ao molho de ameixas. De sobremesa, tiramisù ou strudel de maçã  O menu fechado custa 160 reais, sem bebidas. As reservas devem ser feitas antecipadamente.

Aprenda a fazer:
arroz branco e soltinho, para acompanhar todo prato

A chef Andréa Tinoco traz, em seu menu para encomendas, entradas como salada de espaguete de pupunha com salmão defumado (180 reais, o quilo), e brie com damasco em massa folhada (300 reais, a forma grande). O peru tradicional com farofa serve de 10 a 12 pessoas (480 reais). Há ainda opção de strudel de bacalhau (253 reais, 8 a 12 fatias) e filé de salmão crocante com molho de shiitake (210, 6 porções). Encomendas até o dia 19/12, entregas em todo o Rio e também em Niterói.

O restaurante Gula Gula traz diversas opções de receitas para o Natal. Dá para encomendar os pratos avulsos, de acordo com o número de pessoas. Entre os principais, peru ao molho de laranja, tender com compota picante, pernil de vitela ao molho curry, porções pequenas (cerca de 16 fatias) saem por 63 reais e as grandes, com 24 fatias, a 84. Para acompanhar, arroz de lentilha (pequeno por 21 reais e grande, por 32). Encomendas somente até 19/12. O cardápio está no site do restaurante e o cliente pode tirar dúvidas de tamanhos e preços ali.

O buffet virtual Belisket's traz, para as festividades, tanto o serviço de encomendas de pratos (que podem ser personalizados) quanto o de profissionais como garçons e equipe de cozinha. No cardápio da chef Regina Carvalho, o bacalhau está em quatro receitas: quiche (100 reais, a unidade grande), arroz à moda Braga (160 reais, 2 quilos), folheado em lascas com gruyère e arroz de amêndoas (180 reais, 1,5 quilo) e com natas, batatas, cebolas e molho bechamel (220 reais, 2 quilos). Entregas no Rio de Janeiro

Receitas mais leves podem ser encomendadas no bistrô Santa Satisfação , como a salada crocante de maçã, camarão, kani ao molho cremoso (95 reais, o quilo, serve de 6 a 8 pessoas), a salada da sorte, que leva lentilha, quinoa, nozes e lascas de bacalhau (idem); e no Deli 43-Pavelka , como o cuscuz marroquino com legumes e pesto de hortelã (49,50 reais, o quilo) e a rabanada feita no forno (4,80 reais)

Leia também: casas especializadas preparam muffins, panetones, cupcakes, para cães e pets

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.