Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Cardamomo
Nome científico:
Elettaria cardamomum

Apresentação

O cardamomo é encontrado seco, em cápsulas, com as sementes soltas ou já moídas. A vagem pode ser usada inteira ou picada. As sementes também podem ser esmagadas e fritas em uma frigideira anteriormente aos demais ingredientes, ou podem ser trituradas com outras especiarias. É importante mantê-las nas vagens até o momento de usá-las. A vagem possui um sabor neutro e geralmente não é utilizada, já que pode deixar um sabor amargo no alimento. 

Usos

Perfumado e de sabor refrescante, pode ser usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce. Devido ao seu alto preço, é considerada uma especiaria para ocasiões especiais. Aromatiza o café árabe e turco que é servido com um elaborado ritual. Nos alimentos, usado em carnes, pudins, pães e biscoitos. Essencial na cozinha indiana, é usada no tempero de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes.  Especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante. Está presente no curry e no garam masala.

Curiosidade

Os antigos egípcios mastigavam as sementes de cardamomo para deixar os dentes mais limpos. Os gregos e romanos utilizavam como perfume.

Nomes em outras línguas

Inglês: Cardamom 

Italiano: cardamomo, cardamone

Francês: cardamome