Tamanho do texto

Para aquecer os dias frios, drinques feitos com a bebida preferida do brasileiro

Café cardinale: com Bailey´s e Frangelico
Divulgação
Café cardinale: com Bailey´s e Frangelico
O cafezinho é preferência nacional. E, ainda que a versão “pretinho básico” seja a companhia de todas as manhãs, quem é fã de verdade da bebida quer sentir seu sabor em outras situações. É aí que entram em cena os bolos, balas, sorvetes e – por que não? – drinques feitos com café. Quando bem equilibrados, vodca, rum, uísque, conhaque e até cachaça podem combinar com o produto. O importante é saber que esses coquetéis, sejam quentes ou frios, não são bons para acompanhar a comida nem para tomar de pé durante uma balada. Mas aquecem dias frios como ninguém.

Por conta de seu sabor intenso, nem sempre foi fácil misturar café com outros elementos. “Têm ingredientes que tradicionalmente combinam melhor, como licores e conhaque. Mas o desenvolvimento da mixologia possibilitou a criação de drinques diferentes com uma quantidade pequena da bebida”, afirma Eder Hilario, barista do Santo Grão, em São Paulo.

Para conseguir bons resultados, basta dosar os ingredientes e adaptar a quantidade de café que a receita pede ao tipo de preparo. “Dá para fazer drinques com qualquer extração, só é preciso ter cuidado com a intensidade. A cafeteira italiana, por exemplo, faz cafés bem fortes, enquanto a french press produz bebidas mais suaves”, diz Eder.

Os drinques com café não-alcoólicos são maioria. Eles servem para substituir fórmulas conhecidas, como café com leite e cappuccino, ou como versão gelada do "pretinho básico". Os que levam alguma bebida alcoólica são consumidos principalmente nos meses de outono e inverno, para aquecer tardes ou noites de frio.

A mais conhecida dessas versões, sem dúvida, é o Irish Coffee, com uísque irlandês e creme de leite ou chantilly. O coquetel foi criado em 1940 para aquecer passageiros que saíam de barco da América do Norte e aportavam em Foynes, na Irlanda. Desde a sua concepção, as receitas com café se multiplicaram. Incorporaram, muitas vezes, ingredientes impensáveis, e são servidas quentes ou frias.

Genildo Araujo, sommelier e proprietário da Mercearia do Francês, restaurante em São Paulo, criou dois drinques com café para o cardápio de inverno da casa, e apostou em acompanhamentos mais doces para equilibrar o amargor da bebida. “As bebidas que normalmente são servidos junto com o cafezinho têm grande chance de combinar com ele em um coquetel”, diz. Mas alerta: “Licor de menta nem pensar!”

Com o friozinho batendo na porta, o iG Comida selecionou seis receitas que levam o ingrediente. Prepare o cafezinho de sempre e mantenha-se quente durante essa e a próxima estação.

Irish Coffee
Divulgação
Irish Coffee
Irish Coffee
Receita oficial da International Bartenders Association

Ingredientes
40ml de uísque irlandês
80ml de café quente
30ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo
Em um copo para preparos quentes (há um desenvolvido para Irish coffe), coloque o café quente, o uísque e acrescente o açúcar mascavo. Cubra com o creme de leite fresco e enfeite com grãos de café.

Vodca espresso
Receita do livro O Guia do Barman, editora Estampa

Ingredientes
50ml de café expresso
50ml de vodca
1 gota de xarope de açúcar*
3 grãos de café para enfeitar

Modo de preparo
Coloque o café expresso em uma coqueteleira com gelo, junte a vodca e o açúcar. Bata vigorosamente e coe em um copo old fashioned ou taça martíni com três pedras de gelo. Enfeite com três grãos de café.

*Preparo do xarope: em uma panela, coloque uma parte de água para duas de açúcar e deixe esquentar até que fique totalmente transparente. Retire o xarope, coloque em uma garrafa e mantenha na geladeira. Apesar de muito simples, vale a pena fazer com certa antecedência pois o xarope demora a esfriar.

Marula Chaud
Divulgação
Marula Chaud
Marula Chaud
Receita do restaurante Mercearia do Francês, em São Paulo, SP

Ingredientes
25 ml de licor de café
50 ml licor Amarula
25 ml conhaque
100 ml de chocolate meio-amargo dissolvido em leite quente

Modo de preparo
Coloque todos ingredientes em um bule e aqueça em um vaporizador de máquina expresso ou em microondas. Sirva quente em uma taça de conhaque. Finalize com chocolate em pé por cima.

Serviço
Mercearia do Francês
Rua Itacolomi, 636, Higienópolis, São Paulo, SP, tel. (11) 3214-1295; www.merceariadofrances.com.br

Santo Grão
Rua Oscar Freire, 413, Jardim Paulista, São Paulo, SP, tel. (11) 3082-9969; www.santograo.com.br


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.