Tamanho do texto

Chef Ana Luiza Trajano conta sobre suas experiências para pesquisa pelo interior do Brasil; confira

Neste dia 10 de maio, Dia das Mães, o restaurante paulistano Brasil a Gosto, da premiada chef Ana Luiza Trajano, lança cardápio paralelo especial, inspirado na culinária do cerrado brasileiro. As opções extra, como arroz com suã caramelado no melaço e a original costela de pacu com crosta de broa de milho e maionese de cagaita (fruta típica), estarão disponíveis na casa por dois meses.

O cardápio Cerrado Brasileiro integra o projeto da chef de pesquisa e difusão do Brasil, captando costumes das diferentes regiões, a partir do melhor da cultura e da gastronomia. Nesta empreitada, Ana Luiza afirma que viajou sozinha. "Sempre fico em contato com as pessoas dos lugares em que passo. Aprendo muito com eles. Outra coisa que faço é correr ao mercado, ou, à vendinha local, para explorar de perto os ingredientes que aquele povo utiliza", complementa.

Destas experiências, Ana Luiza Trajano trouxe a São Paulo as cores, os aromas e sabores de ingredientes como cagaita, pequi e baru. Ana Luiza faz uma observação: "O pequi é assim, ou você ama, ou você odeia". No novo cardápio, o pequi é transformado em um molho leve, para acompanhar pintado grelhado e a imperdível pamonha salgada, com torresmo. Do baru, a chef extraiu a castanha e a transformou em um delicioso bolinho cremoso com coco queimado, que acompanha sorvete de hibisco e calda de cajá. "A castanha de baru é descascada aqui no restaurante, uma a uma", explica.

Confira aqui o carápio "Cerrado Brasileiro"  por completo.

Mimo
Outra novidade do Brasil a Gosto é o drink de Dia das Mães, especial para este 10 de maio. A bebida é preparada com o espumante Chandon Brut, rosas e o toque quase mágico do hibisco. É servido em taça longa e vem com lacinho e uma rosa em miniatura ( veja a foto na galeria de imagens ).

Com prêmios como o Guia Comer & Beber da Veja São Paulo, de melhor restaurante de comida brasileira em 2006 e 2007 e Gula 2007, o Brasil a Gosto fica na charmosa e reservada rua Professor Azevedo Amaral, 70, nos Jardins. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3086-3565.


Leia mais sobre: cerrado brasileiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.