Tamanho do texto

Receita de origem austríaca ganha o sabor brasileiro do café e da cachaça

Bolo cappuccino: receita leva café e cachaça na massa e frutas tropicais desidratadas na cobertura
Bruno Zanardo/Fotoarena
Bolo cappuccino: receita leva café e cachaça na massa e frutas tropicais desidratadas na cobertura
Quinto pecado é o nome sugestivo da confeitaria de Maria Helena Serrano, que funciona em São Paulo há mais de 15 anos. Receita tradicional desta quituteira é o bolo cappuccino, que ela faz usando café bem forte coado -- de boa qualidade e, de preferência, passado no coador de pano. “O público tem procurado cada vez mais receitas com café”, diz Maria Helena. Uma dose pequena de cachaça completa o toque abrasileirado do bolo, cuja origem é origem austríaca. Além disso, a confeiteira também trocou as nozes e as frutas desidratadas comuns na Europa por outras, mais tropicais, como mamão, goiaba, caju, caqui, banana, abacaxi e manga.

Quem ensinou a receita para Maria Helena foi a professora de culinária austríaca, natural de Viena, Martha Kardos, que deu aula para a chef confeiteira em 1989 e 1990. Aliás, ela foi mestre de personalidades da gastronomia como a cronista Nina Horta e o chef Carlos Siffert. “O bolo fazia parte do impecável e delicioso café da tarde que ela servia para os alunos”, diz.

Bolo capuccino com frutas secas
Rendimento:
10 porções

Ingredientes
Massa
250ml de café coado bem forte (de boa qualidade)
100g de margarina de palma
200g de frutas secas ou desidratadas (abacaxi, mamão, figo, caqui, manga, goiaba, laranja, banana e coco) em pedaços pequenos
50ml de cachaça
130g de açúcar refinado
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
60g castanha do Pará em pedaços
200g de farinha de trigo
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Manteiga e farinha de trigo para untar

Cobertura
100g de açúcar de confeiteiro
20ml de café líquido morno
100g de frutas secas e castanhas

Modo de fazer
Coloque o café coado em uma panela e leve ao fogo com as frutas secas cortadas em pequenos pedaços e ferva por 3 minutos. Em seguida, misture a margarina, a cachaça, o açúcar e as especiarias. Quando estiver frio, misture a castanha do Pará e o restante dos ingredientes. Unte uma fôrma de bolo retangular com manteiga e farinha de trigo. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno baixo (150º C) por, no mínimo, 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Para a cobertura, misture o café no açúcar de confeiteiro e, com uma espátula, mexa delicadamente, até obter um ponto que dê para cobrir a superfície do bolo. Decore com as frutas secas e as castanhas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.