Tamanho do texto

Rita Lobo comemora uma década do site com livro e aponta as dez receitas mais comentadas pelos leitores

Panelinha – Receitas que Funcionam:
Divulgação
Panelinha – Receitas que Funcionam: "pratos para a vida real"
Com lançamento previsto para esta terça, Panelinha – Receitas que Funcionam (Editora Senac São Paulo, R$ 110,00) é um livro de peso. E não é só porque, na balança, ele soma mais de 2 quilos. Suas 400 páginas reúnem em texto e foto uma década de história do site de receitas Panelinha , criado e dirigido pela chef Rita Lobo – e parceiro do Portal iG desde o primeiro post. Não é pouca coisa, especialmente em tempos de internet, em que basta um rápido clique nos sites de busca para encontrar uma coleção extraordinária de enderços eletrônicos do gênero – uns bons, outros nem tanto.

No Panelinha, o número de receitas previamente testadas e só depois publicadas (essa é a regra geral) é tão grande que, na prática, nem caberia mais no diminutivo que batiza o site. Rita diz que o conjunto deste livro virtual de receitas é uma celebração da comida do dia a dia porque “são pratos para a vida real”, nas palavras da própria autora. Dá para aprender a fazer caldo de galinha, lasanha à bolonhesa, moqueca e uma boa bacalhoada tradicional.

"De vez em quando, ainda sinto um frio na barriga com o calor do fogão. E se o bolo sair murcho? E se o pernil ressecar?" , confessou Rita a uma leitora do site, em janeiro de 2009. Prova de que até as receitas mais simples também nos impõem desafios. E Rita continua: "Sempre sinto uma pontinha de pena quando alguém me diz com um certo orgulho que não sabe nem fritar um ovo. Deve ser muito frustrante nunca ter comido um prato feito por si próprio. E deve ser ainda pior achar que não consegue nem fritar um ovo, a ponto de nunca tentar. Eu quero cozinhar mais. E ler mais."

A chef Rita Lobo:
Divulgação
A chef Rita Lobo: "De vez em quando, ainda sinto um frio na barriga com o calor do fogão"
Em Panelinha – Receitas que Funcionam , a leitura segue um percurso saboroso e didático. As primeiras páginas reúnem listinhas úteis para o cozinheiro, de utensílios indispensáveis, passando pela lista de compras e até conselhos nutricionais. Na sequência, o banquete é servido com opções de saladas, grãos, carnes, peixes e sobremesas.

A pedido do iG Comida , Rita fez um esforço de memória e elencou dez receitas que botaram pimenta na longeva história do Panelinha. São preparos que mobilizaram os leitores, viraram vídeo ou sensibilizaram apetites pela praticidade e simplicidade. Confira a lista abaixo e clique no nome de cada receita para conferir ingredientes e modo de fazer.

1. Bolo delícia de limão
"A receita deste bolo foi publicada há 10 anos, no lançamento do Panelinha. Desde então, ela continua na lista de top 10 de audiência. E não só no site, na minha casa também!"

2. Cocottes
"No Panelinha, temos um blog com receitas específicas para solteiros, o One is Fun. Lá, os pratos levam em consideração a despensa de quem mora sozinho. As cocotinhas, como apelidamos os clássicos oeufs en cocotte , viraram um símbolo da cozinha para um: elas comprovam que é possível fazer uma refeição saudável e saborosa em menos de 5 minutos, com os ingredientes que estão na geladeira".

3. Piadina
"Fazer pão pode ser um projeto. A massa precisa ser trabalhada, depois descansar, ela cresce, você sova de novo, ela descansa mais uma vez e, só aí, vai para o forno. Não é o caso da piadina, um delicioso pão que só pode ser sovado por 3 minutos. A receita fez tanto sucesso no blog que ganhou até vídeo!"

4. Caldo de galinha
"Algumas receitas causam comoção entre os leitores do Panelinha. Foi o caso do caldo de galinha, publicado no blog Vitaminado da nutricionista Marcia Daskal."

5. Lasanha à bolonhesa
"Esta receita, publicada no meu blog, foi outra que teve chuva de e-mails. Descobri que um monte de gente também não gosta de presunto na lasanha. Outros aprenderam que, fazendo em etapas, fica fácil preparar este prato."

6. Moqueca leve
"Inicialmente, esta versão mais leve e mais prática de moqueca foi elaborada para o canal s/tpm do Panelinha. Ela fez tanto sucesso entre as mulheres que não poderia ter ficado de fora dessa lista nem do livro".

7. Frango crispy
"As mães mandam e-mails para agradecer. E os filhos também! Um frango empanado, crocante, mas que não é frito. Ele é feito no forno e, por isso, é mais saudável. E também não suja a cozinha."

8. Carne de panela
"Esta receita não pode faltar no repertório de uma casa. Tem gosto de lar! E para dar um toque de sofisticação, no Panelinha, acrescentamos as delicadas minicebolas."

9. Massa crocante para tortas doces e salgadas
"Mais uma receita que virou um hit no Panelinha. No livro, ela aparece em duas versões, torta de frango e de maçã. No blog, tem a receita da curiosa massa que leva uma lata de creme de leite."

10. Bolo fudge de chocolate
"Muito antes de o site completar 10 anos nós já sabíamos que os leitores do Panelinha são chocólatras: as receitas com o ingrediente bombam! E este bolo com massa e cobertura de chocolate é um dos favoritos, tanto dos leitores quanto da equipe do site."

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.