Tamanho do texto

Esqueça a lista com dezenas de eletrodomésticos: aprenda a equipar bem a sua cozinha apenas com o essencial

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535032281&_c_=MiGComponente_C

Se uma hora dessas bater aquela vontade de preparar um novo prato, uma sobremesa especial ou aquele assado pelo qual você babou no livro chique de receitas, é melhor ter perto de si apetrechos culinários condizentes com o preparo esse desejo. Os utensílios de uma cozinha variam da modesta peneira até inusitados raladores e processadores de última geração. Mas se idéia fosse resumir um bom arsenal, o que os chefs recomendariam?

O professor de gastronomia Tadeu Arango dá algumas dicas. Bem, os chefs já imaginam que qualquer cozinha possua as coisas mais básicas, como o trio escumadeira, concha e espátula, assadeiras variadas ou um jogo decente de colheres de pau, diz ele. Já itens mais sofisticados, como termômetro ou moedor de pimenta, são ótimos ajudantes, mas não artigos vitais.

Para separar apenas o crème de la crème , então, reunimos os 10 itens essenciais para a cozinha ficar bem aparelhada.

Tábua
É importante ser de plástico, de espessura grossa e resistente. As antigas, de madeira, ficam repletas de bactérias mesmo depois de lavadas, por serem porosas. Ter duas delas, uma para carnes e outra para outros produtos, também é boa idéia.

Jogo de facas
Precisa ter ao menos três delas, muito bem afiadas, de aço. Deve haver uma maior para corte de carnes, uma média para legumes e afins e uma menor, para descascar. Uma faca com serra, para pão, também é ótima pedida.

Batedeira e liquidificador
Itens mais que essenciais para o preparo de molhos, sopas, cremes e massas mais líquidas. Se tiverem boa potência, serão parceiros perfeitos do cozinheiro.

Processador
Ele faz o que nem batedeira, nem liquidificador conseguem. Com uma boa diversidade de pás, picadores e fatiadores, aceleram o trabalho e dão mais força em certas misturas.

Duas caçarolas
Panelas de aço inox são mais resistentes, não liberam materiais (como as de alumínio), esquentam por igual e duram mais. Duas delas são necessárias, no mínimo.

Caldeirão
É uma panela mais alta, apropriada para cozinhar massas ou preparar caldos, principalmente.

Frigideira antiaderente
Deve ser de tamanho médio, servindo tanto para fritar quanto para grelhar e até preparar molhos e outros cozidos.

Conjunto de medidores
Muito importantes, porque seguir religiosamente a indicação das quantidades nas receitas é um dos fatores que garantem o sucesso do prato. Existem medidores de colheres e de xícaras ¿ e todos são essenciais.

Batedor de arame
Pode bater com o garfo? Sim. Mas os batedores de arame são muito mais apropriados, misturam melhor os alimentos e aceleram o trabalho.

Pilão
Parece requinte demais, mas é importante para quem pretende ser um cozinheiro acima da média entre os amigos. No pilão podem ser misturados e triturados diversos temperos, ervas, grãos. O sabor, fazendo assim, se torna imbatível.


Leia mais sobre: cozinhas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.