Tamanho do texto

Sensografia no prato é a mais nova expressão da cozinha de vanguarda dos gêmeos ¿de ouro¿ Sergio e Javier Torres

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535095732&_c_=MiGComponente_C

Esses dois expoentes da chamada cozinha tecnoemocional refletem em seus pratos tanto técnicas avançadas com também a cultura catalã, com lembranças das suas origens numa das mais belas regiões do Mediterrâneo, que une mar e montanha.

Mas o que seria sensografia? De forma lúdica e divertida, Sergio Torres mostrou a ideia que hoje ele e o irmão aplicam em seus restaurantes, como o Dos Cielos , em Barcelona e o Eñe , em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com a tecnologia das artes gráficas e com o uso de computadores no salão, os clientes são estimulados a expressar seus sentimentos a respeito dos pratos, em vários níveis, como recordações, sabores, texturas e emoções.

Tudo isso se cruza automaticamente formando um gráfico colorido da receita, numa alusão a uma pintura, que será única. Os gêmeos levaram várias pessoas ao palco para degustar os pratos e dar suas impressões. A atriz Pepita Rodrigues , por exemplo, foi uma delas.

A fã incondicional dos talentosos chefs, ela provou os tomates recheados com ervas. Uma loucura de sabores! Eles entram pela boca e vão embora numa viagem de sensações, diz. Sergio e sua equipe prepararam também a ostras com pepino (foto ao lado). Confira a receita abaixo .

Os chefs irmãos são apaixonados pelas riquezas brasileiras, tanto que escreveram o livro Brasil a Dois, pela editora Senac, em que viajaram pelo nosso país colhendo impressões. O resultado foi um encontro da cozinha catalã com a brasileira. Fazer cozinha é produzir ilusão, diz Sergio. Para saber mais sobre a sensografia, é só acessar o site www.doscielos.com .

Receita: Ostras com pepino
(Para duas pessoas)

Ingredientes
10 g de manteiga
5 g de echalota
5 g de vinho branco
2 colheres (sopa) de caldo de vitelo
3 pedaços de pé de vitelo
Parte verde de uma cebola tenra
2 ostras
1 pepino
Casca de limão

Modo de preparo
Coloque um pouco de manteiga numa panela com a echalota. Cozinhe sem que pegue cor. Acrescente o vinho branco e reduza para depois
acrescentar o caldo de vitelo, o pé de vitelo e a água da ostra. No último momento, junte a parte verde da cebola tenra, zest do limão e o pepino torneado. Emprate a ostra com seu caldo.

*Colaborou Dolores Freixa

Leia também
A França põe a mesa
Receita: Gema de Ovo Marinada com Fondue Leve de Parmesão
Azeite e parmesão, ingredientes regionais
O Passo a passo do processo criativo
Não há inovação sem raízes, não há raízes sem inovação
Receita: Carne de sol com baião de dois e pirão de leite
Huarache de Kobe
Raízes do México e do Brasil
Das minhas raízes a São Paulo
Receita: Panturrilha aromatizada com quitoco ao molho e hibiscus
Receita: Jerimum camarão pitanga
Memórias Gustativas de Minas e Pernambuco
Receita: Quiabo defumado em camarão semicozido
Receita: Pão de fermento natural
Reflexão e Respeito
O cozinheiro é o mundo

Leia mais sobre: Semana Mesa SP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.