Tamanho do texto

Deixe ingredientes básicos da cozinha com sabor e aromas especiais. Veja os macetes e confira receitas

Ervas, alho, pimentas e outras especiarias podem dar sabor ao azeite extravirgem
Thinkstock Photos
Ervas, alho, pimentas e outras especiarias podem dar sabor ao azeite extravirgem

Aromatizar ingredientes básicos da cozinha é um jeito sutil de conferir sabor aos pratos. E eles podem ser preparados de acordo com o gosto de cada um. Quer aprender os macetes? Veja as dicas* para acertar na hora de dar um gostinho especial a azeite, manteiga, açúcar e água.

SIGA O IG COMIDA NO FACEBOOK E NO TWITTER

Azeite

O primeiro passo é esterilizar o vidro no qual o azeite será colocado: ferva-o e deixe-o secar sobre um pano limpo, com a boca para baixo. Depois, ponha os ingredientes extras dentro do recipiente ainda vazio. É fundamental que os temperos estejam sem água. Por conta disso, os produtos secos são mais seguros – como os frescos liberam água, podem causar a proliferação de bactérias no óleo e estragar a brincadeira. Se fizer muita questão de utilizar pimentas frescas, fure cada uma com um palito. Assim, elas liberam líquido, absorvem o azeite e se depositam no fundo do vidro.

VEJA A RECEITA DE AZEITE DE ERVAS E ALHO

Para temperar, nada de exageros: um ramo de alecrim, dois dentes de alho secos, inteiros ou em lascas, ou até duas pimentas dedo-de-moça bastam para cerca de 250 mililitros. Depois, é só completar o recipiente com azeite extravirgem, tampar o recipiente firmemente e está pronto. As especiarias em contato direto com o produto liberam óleos aromáticos constantemente.

O azeite aromatizado dura menos do que o natural. Para conservá-lo bem, mantenha o vidro longe da luz solar e da umidade, sempre bem fechado.

Quer intensificar o sabor do azeite mais rápido? Leve o vidro pronto, mas sem a tampa, em banho-maria (a água não deve estar fervendo, portanto deixe o fogo baixinho), em cima de um prato. O calor vai liberar os óleos aromáticos bem depressa. Antes de consumir, espere esfriar por cerca de quatro horas.

Azeite com...sorvete! Soa estranho? veja aqui quais sabores harmonizam
Leia também: tudo o que você precisa saber antes de comprar o azeite

Manteiga
Antes de tudo, deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente. Se quiser agregar sabores de alho, pimenta fresca de ou outros ingredientes pedaçudos à gordura, o melhor é usar o processador. Para ervas secas, cascas de limão ou flor de sal, por exemplo, a batedeira é suficiente – dá até para fazer na mão. Em ambos os tipos de preparo, prefira ingredientes frescos, que liberam aroma quando são picados, e bata tudo junto com a manteiga. Uma vez incorporados, é possível guardar o laticínio em um recipiente fechado ou embrulhado em plástico filme por até quinze dias, na geladeira.

VEJA AQUI COMO FAZER MANTEIGA TEMPERADA


Com o que aromatizar?
Raspas de limão, em receitas de peixes (prepare na batedeira ou à mão)
Alecrim + alho, para receitas de carne ou cordeiro (prepare no processador)
Salsinha + cebola + alho, em preparações diversas (prepare no processador)
Pimenta dedo-de-moça sem sementes + páprica, para frutos do mar ou cogumelos (prepare no processador)

Sal: aromatize a gosto
Thinkstock Photos
Sal: aromatize a gosto
Açúcar e sal 
Sal e açúcar são ingredientes que ficam guardados por bastante tempo. Por isso, dá para adicionar especiarias inteiras ao pote onde são armazenados. Naturalmente os aromas são liberados e o sabor apura com o passar dos dias.

Para o sal (que deve do tipo grosso), use raspas de limão siciliano, ervas secas, como tomilho, manjericão e alecrim, sementes de mostarda, pimentas em grãos. Depois, ponha tudo em um moedor de pimenta.

Ao açúcar, o mais comum é acrescentar a fava de baunilha sem as sementes, mas canela em pau, pimenta-da-jamaica e cravo são opções alternativas. Uma segunda maneira de se obter o produto flavorizado é usar a casca de uma laranja bahia: seque-a bem, no forno, e processe junto com o açúcar. Além de aroma, os grãos ganham um colorido bonito. 

Água
Em dias quentes, águas aromatizadas com frutas, ervas e especiarias refrescam de um jeito gostoso e saudável -- além de tornar as jarras de vidro bonitas e decorativas. Para preparar, basta escolher os lingredientes, lavá-los bem, cortar as frutas em pedaços de tamanho médio, retirar os caroços, adicionar tudo à água e deixar gelando por alguns minutos.

Bons sabores para a água são: hortelã, capim santo, limão, alecrim, gengibre, lima da Pérsia, tangerina, canela , carambola, uva verde

Leia mais: a origem do hábito de beber água aromatizada e maneiras de servir

Mais: azeite brasileiro está entre os melhores do mundo


*As dicas são de Joca Pontes, que chef do Ponte Nova , em Recife (PE); e de Cristiane Bracco, criadora do site Ateliê do Azeite

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.