Tamanho do texto

Quem disse que doce saudável tem que ser sem graça? Confira quatro receitas que fazem bem ao corpo e não têm gosto de remédio

Pode acreditar: esse doce faz um bem danado à saúde e ainda engorda menos do que os tradicionais
Tadeu Brunelli / Divulgação
Pode acreditar: esse doce faz um bem danado à saúde e ainda engorda menos do que os tradicionais
Quem disse que comida saudável tem de ser insossa? Para provar que essa ideia é enganosa, o iG Comida pediu a alguns chefs paulistanos que dessem dicas de doces gostosos e que, ao mesmo tempo, fossem ultrassaudáveis. Como resultado, reunimos quatro receitas de sobremesas de preparo descomplicado e que, sem ter gosto de remédio, agem como alimentos terapêuticos.

Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô , indicou uma das delícias que fazem parte do menu desintoxicante de seu restaurante, o brigadeiro surpresa. “Além do cacau orgânico, que é um ingrediente cheio de propriedades antioxidantes, esse doce leva biomassa de banana verde em sua composição. Rica em fibras, ela tem ação probiótica (promove o equilíbrio da flora intestinal) e prebiótica (estimula a motilidade intestinal, por que é rico em fibras)”, diz o chef. E os benefícios do doce não acabam por aqui. “Ele ainda controla processos inflamatórios e engorda menos, compensando o impacto do açúcar presente no leite condensado sem alterar o sabor final dessa sobremesa clássica.”

Saiba o que são alimentos probióticos e prebióticos

Para dar um toque gourmet, Renato, que recentemente lançou em parceria com a nutricionista Gisela Savioli o livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional (Edições Loyola) serve o brigadeiro acompanhado de geleia de pimenta ou de pequi.

Clique aqui e aprenda a preparar a biomassa de banana verde e o brigadeiro surpresa

A mango thai tem uma porção de vitaminas
Divulgação
A mango thai tem uma porção de vitaminas
Já Renata Vanzetto, do Marakuthai , escolheu seu mango thai, um creme de manga com leite de coco, gengibre, hortelã, limão e pedaços de outras frutas. “É uma sobremesa repleta de funcionalidades: a manga é rica em vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo e potássio. Também é boa para combater a acidez estomacal, tem ação digestiva e descongestionante”, diz ela. “O leite de coco contém selênio, acido fólico e vitamina E, prevenindo anemias, doenças cardíacas, hipertensão e envelhecimento precoce, além de ter uma ação antioxidante. E, para completar, o gengibre, a hortelã e o limão têm propriedades adstringentes e antibactericidas e são eficazes no tratamento de tosses, gripes , resfriados, enjoos, náuseas e dores de barriga.”

Clique aqui e aprenda a receita do mango thai

A indicação do Wraps, lanchonete especializada em sanduíches e smoothies saudáveis, é uma sobremesa energizante e saborosa, o ginger apple cake -- macio bolo de maçã com toques de gengibre e mel, que é servido quente, acompanhado de sorvete de canela e calda de açúcar mascavo. Por conta das vitaminas A, B e C da maçã e dos princípios ativos presentes na canela e no gengibre, essa sobremesa tem propriedades digestivas e que estimulam e fortalecem o sistema imunológico.

O bolo de maçã com gengibre e mel é energizante, gostoso e fortalece o sistema imunológico
Divulgação
O bolo de maçã com gengibre e mel é energizante, gostoso e fortalece o sistema imunológico
Veja aqui receita completa do ginger apple cake


Da moderninha cozinha do The Gormet Tea vem a sugestão de uma tartelette de manga com chá verde, cujos flavonóides ajudam no combate e na prevenção de cânceres , principalmente os de estômago.

A receita da tartelette de manga você aprende clicando aqui

Tortinha de pera com chá verde contra o câncer
Tadeu Brunelli / Divulgação
Tortinha de pera com chá verde contra o câncer
Por fim, para quem quiser comprar pães doces, biscoitos, brownies e docinhos funcionais, a dica é visitar a Padaria Diaita (Rua Padre Luciano, nº 122, Tucuruvi), na zona norte de São Paulo. Lá, a proprietária Sofia Cattaccini e a nutricionista Joana D'Arc Mura desenvolveram uma variada gama de guloseimas com propriedades terapêuticas. Há muffins com maçã, castanhas e canela que ajudam a baixar o nível de colesterol no sangue, petit gateaux funcionais feitos com cacau orgânico e que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, digestivos macarons de limão, chá verde e linhaça e biscoitinhos antioxidantes de fubá com erva doce e mexerica.


Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter


Devorar essas gostosuras, além de fazer bem para o organismo, é um ato que não vem revestido ou acompanhado daquela culpa que normalmente é associada aos doces e sobremesas. Aproveite e se jogue. Sem medo de ser feliz!

Leia também: sete vitaminas energéticas para começar o dia

E ainda: Sucos matinais para espantar a preguiça

    Leia tudo sobre: receitas

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.