Aprenda a fazer drinques em jarra

Faça coquetéis em grandes quantidades e não deixe ninguém com sede durante a festa
Clericot tradicional. Foto: Divulgação
Sea breeze. Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Garcia's drink. Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Mojito de morango . Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Bellini. Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Fraiser. Foto: Bruno Zanardo/Fotoarena
Clericot de frutas vermelhas . Foto: Edu Cesar/Fotoarena

Sonho de consumo de todo festeiro é ter uma equipe que sirva os convidados, organize a bagunça e prepare bebidas incríveis. Nem sempre é assim. A boa notícia é que é possível adaptar algumas receitas de drinques para fazer em quantidade e servir em jarra.

De antemão é bom saber que nem todo drinque individual pode ganhar sua versão coletiva. Aqueles que são batidos em coqueteleira, têm muitos componentes ou camadas de cores (como o Sex On The Beach) não ficam muito bons em porções ampliadas. Em compensação, segundo o barman Edson Vieira Fernandes, do restaurante A Bela Sintra , em São Paulo, os coquetéis longos que se resumem a dois ou vários tipos de líquidos misturados são passíveis de adaptação.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

“Um exemplo muito bom é um coquetel chamado Garcia’s Drink , que mistura de vinho do Porto e água tônica”, diz. Na fórmula original, o sabor cítrico é garantido por uma rodela de limão ou de limão-siciliano  depositada na taça junto com o gelo. “Na hora de servir em jarra, é possível colocar várias fatias na jarra ou deixar os copos na bandeja já com limão e gelo", ensina.

Aprenda a fazer: Garcia’s drink em jarra

Qualquer drinque com esse estilo pode facilmente ser servido dessa forma: o Bellini (espumante e suco de pêssego), o Fraiser (prosecco e morando), o Screw Driver (vodca e suco de laranja), por exemplo. Segundo o bartender Altair Avelino da silva, do restaurante paulistano  Aguzzo , dá até para arriscar algumas receitas mais elaboradas, como o mojito de morango , se tomados alguns cuidados. “É só botar bastante gelo na jarra e servir todos os convidados de uma vez”, afirma. Ele sugere ainda, no caso do mojito, deixar um ramo de hortelã em cada copo. “Fica muito mais bonito.”

Confira as receitas:

- Bellini de jarra
- Fraiser de jarra
- Mojito de morango de jarra

Até a queridíssima caipirinha pode ganhar versão em jarra, mas é bom saber que o resultado nunca será tão bom quanto o drinque feito individualmente. “Nesse caso, acho melhor deixar vários gomos de limão cortados, o balde de gelo e o açúcar disponíveis e fazer dez copos de uma vez", diz Souza, do bar Veloso , em São Paulo.

Aprenda a fazer: caipirinha nota dez

Veja também: receita passo a passo das famosas coxinhas do bar Veloso

Feitos para compartilhar

Ainda que algumas adaptações sejam bem-sucedidas, os melhores drinques em jarra são os coletivos em sua essência. É o caso da sangria, que leva frutas, vinho, algum destilado e um líquido gasoso. A bebida já ganhou inúmeras versões. A mais famosa delas é o clericot , versão em que vinho branco ou espumante substituem o vinho tinto.

- Clericot de frutas vermelhas
- Clericot tradicional
- Sea Breeze em jarra

Leia também: T rês drinques e um petisco

Link deste artigo: https://receitas.ig.com.br/aprenda-a-fazer-drinques-em-jarra/n1597420669744.html