Tamanho do texto

Confira receitas de catchup, barbecue, molho tártaro e bérnaise para fazer em casa. Seu hambúrguer merece

Prepare catchup em casa e complemente sanduíches e petiscos de um jeito bem mais gostoso
Getty Images
Prepare catchup em casa e complemente sanduíches e petiscos de um jeito bem mais gostoso

Se já foi provado que um hambúrguer industrial não se compara com o de carne bovina fresca, o mesmo pode se dizer dos molhos. A diferença, aqui, é que encontrar seus exemplares artesanais é coisa rara, mesmo em boas sanduicherias. Que tal, então, encarar o desafio? Catchup e outros molhos feitos em casa podem ser o que faltava para complementar aquele pé na jaca com ingredientes de primeira que você estava planejando.

A convite do iG Comida , o chef da lanchonete P.J. Clarke's , Bruno Fischetti, topou mostrar os segredos de quatro molhos que deixam qualquer sanduíche mais gostoso: catchup , barbecue , tártaro e bérnaise (esse último, um clássico francês que cai tão bem em filés quanto em hambúrgueres mais caprichados).

De cara, chama a atenção nas receitas a quantidade de ingredientes para compor um molho que em vários casos só dá o trabalho de apertar a bisnaga. “Eles são muito mais complexos do que parecem”, diz o chef. Por isso, o ideal é fazer grandes quantidades (principalmente o catchup) e congelar em pequenas porções.

Aprenda : a fazer um bife ideal
Dicas : para preparar um hambúrguer nota 10
Prepare em casa : onion rings crocantes como as de lanchonetes


“Como não dá para precisar suas validades, o melhor é tirá-los do freezer logo antes de usar. Se não abrir mão do produto feito na hora, o ideal é consumi-lo em dois dias”, afirma.

Veja aqui as receitas:
Catchup

Molho tártaro
Molho bérnaise
Molho barbecue

Molho tártaro: ideal com pescados
Marina Fuentes
Molho tártaro: ideal com pescados

Como Bruno descarta ingredientes químicos, é possível notar algumas diferenças no gostinho dos molhos. “O barbecue industrializado, por exemplo, leva aroma artificial de fumaça”, diz o chef. Para quem é fã desse sabor, ele sugere usar algum osso de carne defumada ou legumes feitos na brasa, quando for preparar o caldo base do preparo. “Em sua origem, o barbecue servia para pincelar o churrasco, o cheiro vinha do próprio assado. Por isso, a receita original não leva nenhum componente com esse sabor.”

O molho tártaro, por sua vez, é uma receita mais simples. E, para um resultado ainda mais gostoso, vale também investir na receita de maionese caseira .

Veja aqui: maionese caseira com ou sem batatas

E ainda : como fazer peixes fritos sem erros

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.