Tamanho do texto

Nada de jogar comida fora ou requentar pratos. É possível fazer pratos gostosos reciclando as receitas da véspera

Pastel de calabresa é boa opção para aproveitar a linguiça que sobrou do churrasco
Edu Cesar/Fotoarena
Pastel de calabresa é boa opção para aproveitar a linguiça que sobrou do churrasco
Nada mais gostoso do que reunir os amigos para a comilança no fim de semana. Nesses momentos, fartura é lei. Ninguém pensa em economizar macarrão, preparar assados magros ou racionar a carne do churrasco. Mas, na hora de arrumar a cozinha, eis que surge a culpa. Jogar comida fora é atitude das menos nobres e pouca graça tem repetir o cardápio do dia anterior. A convite do iG Comida , a chef Renata Cruz, do restaurante Amici , em São Paulo, preparou quatro receitas super saborosas para aproveitar as sobrinhas da véspera.

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

Prepare quiche de cenoura e manjericão para não jogar fora as aparas do legume
Edu Cesar/Fotoarena
Prepare quiche de cenoura e manjericão para não jogar fora as aparas do legume
“Qualquer apara de legume pode virar recheio de quiche”, diz Renata. A que preparou leva pedacinhos de cenoura e manjericão. Mas dá para inventar o que quiser tendo a receita como base.

Veja aqui a receita de quiche de cenoura e manjericão

As sobras de churrasco viraram crocantes pasteizinhos de linguiça e cream chesse; o lombo assado, um escondidinho charmoso e consistente. “Essa receita pode ser feita com restinhos de carne assada, moída, frango, rosbife e por aí vai”, afirma Renata. O purê de batata da cobertura também pode ser substituído por um creme de mandioquinha ou cenoura. “As combinações são livres.”

Veja também: receita de pastel de carne assada

O macarrão de ontem é o bolo de hoje
Edu Cesar/Fotoarena
O macarrão de ontem é o bolo de hoje

Veja aqui a receita de pastel de calabresa com cream cheese

Veja aqui a receita a receita de escondidinho de lombo

O último prato do cardápio é o bolo de macarrão. “Nesse também pode tudo”, diz a chef. Segundo ela, qualquer ingrediente gostoso que tiver dando bobeira na geladeira vai bem no prato. Presunto, queijo brie em cubinhos, peito de peru. Para acompanhar o quitute, Renata fez um pesto com as folhas de rúcula que estavam feinhas para uma salada e deu a dica: “se a massa for preparada com molho branco, aproveite-o e tire um ovo da receita.”

Veja aqui a receita de bolo de macarrão

Fica combinado, então, que, a partir de hoje, está proibido requentar pratos ou jogar comida no lixo. Abaixo o desperdício!

Amici Rua Aracari, 200, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel.: 11 5641-9119