Tamanho do texto

Nas duas receitas, a base é cozinhar os ovos no leite. Mesmo assim, os resultados são diferentes

Primo rico e primo pobre: atrevida, a ambrosia traz os ovos condensados em pedaços graúdos; o espera-marido (ao fundo, mais clarinho) é fluido, discreto e suave
Tricia Vieira/Foto Arena
Primo rico e primo pobre: atrevida, a ambrosia traz os ovos condensados em pedaços graúdos; o espera-marido (ao fundo, mais clarinho) é fluido, discreto e suave
A ambrosia ficou famosa na mitologia grega pela alcunha de “néctar dos deuses”. Já o espera-marido, doce de interior, do campo, está longe de ser uma celebridade entre as sobremesas. Enquanto a primeira tem nome majestoso, o outro está sujeito a piadinhas atrevidas. É curioso perceber, no entanto, que as duas receitas também possuem semelhanças, especialmente no que diz respeito aos ingredientes. Em ambas, o segredo é saber cozinhar os ovos no leite. “São doces de uma mesma linhagem. É quase uma relação de primo rico e primo pobre”, brinca Márcia Clementino, historiadora e doceira responsável pelo Armazém Dona Lucinha , em Belo Horizonte.

É justamente nesse jogo de iguais e diferentes que ambrosia e espera-marido chamam a atenção de quem aprecia sobremesas caseiras, daquelas nascidas para brilhar em compotas de vidro. Foi assim que a reportagem do iG Comida se encantou por elas. Olhando de fora, a distinção se nota pela cor (o espera-marido mais clarinho) e pela textura (a ambrosia é mais pedaçuda). Com a colher na boca, os sabores trazem a mesma essência, mas se pronunciam de formas diferentes. “A ambrosia é exibida, mostra a que vem, com seus ovos condensados em pedaços graúdos. O espera-marido é mais fluido, discreto e suave”, explica Márcia. Ela nos revela outros segredinhos desses açucarados.

Na ambrosia, os ovos inteiros são peneirados, batidos e acrescentados vagarosamente no leite fervendo. Nessa etapa, o doce não pode ser mexido e deve cozinhar por até 30 minutos. E tem mais. Durante o cozimento é preciso “bajular” a panela, traçando cortes delicados com a colher de pau na superfície da mistura. A partir dessas aberturas, joga-se o caldo do leite que está por baixo para a parte de cima, onde se concentra o ovo. “Esse movimento feito sempre de cima para baixo é brando e trabalhoso, mas é dele que resulta a tal textura em pedaços da ambrosia”, garante Márcia.

Comparando as duas receitas, pode-se dizer que o espera-marido é um doce para preguiçosos. A começar pelo uso do doce de leite, que já adianta e muito o processo de cozimento. Na hora de agregar os ovos, que também devem ser peneirados e batidos, a regra é mexer tudo para que eles diluam e cozinhem rapidamente. O preparo não leva mais do que cinco minutinhos. “Antigamente, as donas de casa tinham muitos afazeres domésticos e pouco tempo para preparar a sobremesa do jantar. O espera-marido foi uma invenção rápida e prática, mas, para quem a come, parece que deu um trabalhão para fazer. Era um doce feito para impressionar por isso podia até ser chamado de engana-marido", se diverte a doceira, que nos passou as duas receitas. Confira.

Ambrosia: é preciso
Tricia Vieira/Foto Arena
Ambrosia: é preciso "bajular" a panela durante o longo tempo de cozimento
Ambrosia
Ingredientes
1 litro de leite
300g de açúcar
7 ovos inteiros
Canela a gosto

Modo de preparo
Quebre os ovos e passe-os por uma peneira bem fina. Reserve. Em uma panela grossa, ferva o leite junto com o açúcar. Cozinhe até engrossar, sempre mexendo. Acrescente a canela.

Quando estiver em ponto de fio grosso, adicione lentamente os ovos peneirados. Nesse momento, pare de mexer e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca 30 minutos. Durante o cozimento, vá fazendo cortes em forma de cruz com uma colher de pau, delicadamente, jogando o caldo do leite por cima da superfície de ovo. Repita quantas vezes for necessário até que a calda esteja reduzida e os ovos completamente cozidos. Retire do fogo. Guarde em compoteira e sirva frio.

Espera-marido: doce fica pronto em cinco minutinhos
Tricia Vieira/Foto Arena
Espera-marido: doce fica pronto em cinco minutinhos
Espera-marido
Ingredientes
1 litro de leite
1 quilo de doce de leite
8 ovos inteiros
Canela a gosto

Modo de preparo
Quebre os ovos e passe-os por uma peneira bem fina. Reserve. Misture o leite e o doce de leite e leve ao fogo. Mexa sem parar até engrossar. Acrescente os ovos, misture bem e cozinhe por mais cinco minutos. Retire do fogo, guarde em compoteira e polvilhe com canela. Sirva frio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.