Tamanho do texto

Você lembra de um costume antigo de dar um beijinho na comida antes de jogá-la lixo? Aquela sobra ou a fruta meio passada? Além daquelas coisas que você despreza sem medo do pecado: como cascas de frutas e talos verduras. Pois saiba que você pode estar desperdiçando comida e, consequentemente, dinheiro! Reunimos aqui algumas maneiras de aproveitar o que parece descartável

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535045790&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Caldos em cubinhos?
Esses quadradinhos são pouco saudáveis e não muito saborosos. Por isso, a dica da chef de cozinha Mariana Valentim é aposentar os cubinhos de caldos industrializados. Cozinhe as sobras de folhas, aparas das verduras, carnes e ossos com ervas e pimenta, ensina ela. Você não joga nada fora e usa um caldo saudável e muito mais gostoso para fazer sopas, risotos e muito mais. 

Pedaços de pizza
A chef tem um truque para os que moram sozinhos, como ela, e adoram uma pizza. Eu peço uma pizza grande e congelo os pedaços embrulhados individualmente. Depois, eu só aqueço em uma frigideira tampada com azeite em fogo baixo. A massa fica crocante e a pizza parece fresquinha.

Frutas passadas
Mariana dá outra dica, bem conhecida das tias mais velhas: Aqui em casa, quando a fruta começa a passar ela já vira geleia. Faço várias misturas de frutas e cozinho por horas com 1/3 do peso das frutas de açúcar, não há mistério, certo? E ela ainda é caprichosa. Coloco em vidros antigos e faço um rótulo 'Geleia da Mari' e dou de presente. Notou que há outra dica embutida? Reaproveite os vidros. A natureza agradece.

Adubo orgânico
Você já deve ter ouvido dizer que é possível adubar as plantas com sobras orgânicas, mas nem imagina como. O paisagista Eduardo Lotfi ensina. Junte todos os tipos de verduras, cascas e frutas que tiver. Tudo que é orgânico, exceto caules. Esses não podem. Coloque tudo no liquidificador com um pouco de água e depois coe bem, para não deixar resíduo nenhum, que atraem bichinhos e moscas. Depois disso, é só colocar na terra. A adubação verde é extremamente energética. Você vai notar os resultados. A planta tem um aproveitamento imediato deste adubo e pode ser colocada uma vez por semana.

Na hora das compras
A dica de não ir ao mercado com fome não é nova, mas é eficiente. Lembre-se dela. Além disso, vá com uma lista nas mãos e não se esqueça de comprar coisas que combinam: como levar ingredientes para um molho maravilhoso e esquecer de comprar uma massa para usá-lo, por exemplo. E mais: deixe para comprar frutas e verduras uma vez por semana, para não desperdiçar. E fique de olho na quantidade de consumo da família, para não exagerar, diz Débora Flosi, engenheira de alimentos da SOS Cozinha ¿ Segurança Alimentar.

Atenção às frutas
Outra dica de Débora é comer primeiro as frutas mais maduras e, caso você tenha muitas variedades na geladeira e desconfie que nem tudo vai ser aproveitado, faça .
uma salada de frutas e sirva nas sobremesas. Mais saudável do que os doces e nada vai parar no lixo. Prefira, sempre, as frutas da estação. Estarão mais bonitas e baratas. Além disso, procure, também, as frutas da região, pois não sofreram uma viagem longa e durarão mais tempo. 

Habitue-se a congelar
Depois do almoço, não deixe a comida esquecida no fogão, pois, assim, ela acaba estragando e indo para o lixo. Aproveite enquanto está fresquinha, fracione em pequenas embalagens e as congele. Mas congele apenas comida fresca. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira e jamais torne a congelar, aconselha Débora.

Suco de casca
Pense bem antes de jogar as cascas de abacaxi no lixo. Faça suco com elas, aconselha Débora. A receita é simples: pique as cascas do abacaxi e, depois de bem lavadas, bata no liquidificador com um litro e meio de água. Depois, coe e adoce.

Torta de talos
A parte das verduras que normalmente vai para o lixo é muito nutritiva e pode virar uma torta saborosa, como casca de cenoura, de beterraba e talos de verduras. Esses alimentos enriquecem a receita, diz Débora. Para usar, refogue primeiro todas essas sobras em uma panela, com os temperos que gosta. Depois, acrescente os outros ingredientes do recheio e continue a refogar. Depois de pronto, utilize em uma receita de massa que você conheça.


Leia mais sobre: desperdício

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.