Tamanho do texto

Todos aqueles odores ruins e tão característicos podem sair das suas mãos e da sua cozinha num passe de mágica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535082797&_c_=MiGComponente_C

Quem gosta de cozinhar, sabe muito bem: não importa o que você faça, alguns alimentos inveitavelmente deixam cheiro nos utensílios e nas mãos. Se isso não é possível evitar, pelo menos podemos lançar mão de alguns truques para se livrar desses odores desagradáveis.

A professora de culinária Analice Cunha Real, de Santo André (SP), ensina o que fazer para desaparecer com esses cheiros que nos fazem torcer o nariz.

Alho
Os óleos essenciais do alho é que deixam aquele cheiro tão característico (e ardido) nas mãos. Assim, o maior erro que se pode cometer é esfregar para tirar o cheiro ¿ isso só o faz impregnar mais profundamente na pele. O melhor é fazer o seguinte: depois de cortar ou picar os dentes de alho, abra a torneira e deixe o jato de água cair sobre as mãos sem esfregar . O cheiro é todo lavado embora.

Cebola
O caso da cebola é semelhante ao do alho ¿ e deixar as mãos sob água corrente é o modo mais simples de espantar a maior parte do cheiro forte. Mas há ainda um outro modo, usando aço inox . Um utensílio em formato de sabonete criado exatamente para isso (e vendido em lojas de utensílios de cozinha) retira os odores fortes assim que é esfregado nas mãos.

Queimado
Eliminar imediatamente a comida queimada no lixo, abrir as portas e janelas e deixar o cheiro sair ajuda bastante. Mas há algo que se pode fazer além disso. Em uma panelinha, coloque água e uma colher de cravos-da-índia e deixe ferver. O cheiro ruim é absorvido e fica apenas o odor da especiaria. Só não tente fazer isso de "modo industrial": desodorizadores de ambiente em spray, em geral, pioram a situação ¿ e a casa acaba cheirando a "fumaça com rosas".

Fritura
Substituir os odores também funciona com a fritura (que, mesmo depois de panelas e fogão lavados e limpos, ainda parece ficar no ambiente). Nesse caso, coloque para ferver, em uma panela com água, um punhado de cascas de laranja ou limão . Em 5 a 10 minutos, desligue o fogo e deixe o recipiente destampado na cozinha, sobre a pia ou fogão, e o cheiro tende a ser absorvido.

Peixe
Os pescados costumam deixar um odor muito forte nas mãos e na área da cozinha quando são preparados. Para eliminar o problema nas louças e no tampo da pia, use uma mistura de água e bicarbonato de sódio (esfregando nos objetos e, depois, removendo com um pano limpo).

Para tirar o cheiro das mãos também é fácil: basta lavá-las na água corrente esfregando um pouquinho de sal ou vinagre ao mesmo tempo. Alguns indicam usar limão, e até costuma dar certo ¿ mas isso é perigoso, pois se resquícios do sumo do limão ficarem nas mãos, podem causar queimaduras graves na pele em contato com o sol.

Ovo
O que deixa o cheiro forte de ovo tanto nas receitas quanto nos recipientes usados no preparo é a membrana que envolve a gema. Assim, se quiser garantir que a comida não ficará com gosto acentuado de ovo, basta passar a gema em uma peneira antes de acrescentá-la ao preparado, retirando a membrana. Já para que o odor não fique impregnado nas louças, o melhor é lavar as travessas com uma mistura de água, detergente e uma colher de água sanitária.

Cheiro de geladeira
A constante presença de alimentos frescos e respingos de todo tipo de comida costuma mesmo deixar o refrigerador com uma mistura de cheiros repulsivos. Se isso acontecer, a primeira coisa a fazer é limpar a geladeira toda com uma solução de água e vinagre (três colheres para um litro de água).

Depois disso, coloque dentro dela uma tigela destampada com dois ou três pedaços de carvão . Eles absorvem os odores que ficam circulando por lá ¿ e podem ficar regularmente na geladeira sem causar problemas para os alimentos. Para o efeito continuar, basta trocar o carvão uma vez ao mês.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.