Nutricionistas dão dicas para uma lancheira saudável

Sabemos que a idade escolar é uma fase de muito aprendizado, inclusive, alimentar, por isso, a importância de incentivar bons hábitos e uma alimentação saudável desde cedo. Escolas do Rio e de São Paulo compartilham dicas para ajudar os pais nesse processo. Confira!

Como ensinar hábitos saudáveis dentro de casa

A alimentação saudável é um hábito que se deve cultivar desde cedo. E a escola e a família devem ser aliadas nesse sentido. Estudos mostram que o paladar do ser humano é desenvolvido nos primeiros dois anos de vida. Após essa idade, algumas crianças tendem a recusar alguns alimentos. Profissionais dão dicas do que fazer para incentivar hábitos saudáveis entre os pequenos.

Um alimento tem diversas maneiras para se apresentar a uma criança

Às vezes, ela não gosta de cenoura crua ralada, mas adora cozida e refogada. "Comer alimentos saudáveis na frente da criança, mostrando como são saborosos; buscar realizar as refeições em ambiente calmo e tranquilo; variar a preparação do alimento (pode se mudar o corte, a aparência e a textura); sempre acrescentar um novo alimento ao que a criança já aceita de forma fácil... Essas atitudes podem facilitar muito o trabalho dos responsáveis pela alimentação", indica Patrícia Viana Costa, nutricionista do Colégio Marília Mattoso, em Niterói (RJ).

O primeiro passo é a ida ao mercado, acredita a especialista

"Vá alimentado, sem fome, assim você reduz o impulso de comprar aquelas guloseimas que quer evitar. Não leve as crianças, já que elas se encantam com o colorido das embalagens. Também evite as prateleiras de processados. Cozinhe mais com seus filhos, isso conecta a família e traz momentos de surpresa e felicidade. Se tiver dúvidas na hora de escolher a preparação dos alimentos, abuse das cores no prato, isso garantirá variedade de nutrientes e uma bela visão do que comer", diz Patrícia.

Lancheira saudável, fácil e rápida

A fala é apoiada por Maria Claudia Maieiro, nutricionista da Escola Canadense de Niterói. Ela dá cinco dicas para ajudar os pais a montar uma lancheira saudável e sem complicações: (1) Não é necessário incluir mais de três itens; (2) Não é uma boa ideia colocar várias opções para a própria criança escolher. Ela se perde com tantas opções, e quanto menor a idade, mais difícil vai ser para ela escolher; (3) Fruta é obrigatório - cortada, inteira, com casca ou sem casca; (4) Aposte em suco naturais, sejam caseiros ou vendidos em mercado sem açúcar ou conservantes; (5) Dê preferência aos biscoitos integrais, lembrando que a maioria deles possuem mais gordura que os pães e bolos caseiros. Por isso, é importante variar essa fonte de carboidrato.

Meu filho não come frutas e verduras; como mudar isso?

"Eu acredito muito na rotina familiar saudável. Nada melhor que o exemplo dos pais nesse processo de introdução de bons hábitos alimentares. E é claro, quanto mais cedo esses hábitos se iniciam, maiores serão as chances de obter sucesso no cardápio saudável da criança. A conversa franca, explicativa é muito importante. E vale lembrar sempre que o colorido do prato é sinal que estão indo no caminho certo", finaliza Maria Cláudia.

Receitas saudáveis e descomplicadas!

Pensando em como incentivar crianças e a família toda a manter uma alimentação saudável e deliciosa, outros colégios, o Colégio Itamarati e o Colégio Novo Tempo, dividem algumas receitas que fazem sucesso entre seus alunos. Confira!

Almôndega saudável do Colégio Itamarati

Ingredientes

1 kg de patinho moído; 2 ovos inteiros; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 1 colher de sopa de farinha de rosca; 2 cebolas; 10 gramas de sal; Salsa e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Junte a carne moída com as cebolas raladas. Adicione os ovos, as farinhas, a salsa, a pimenta e o sal. Confira o tempero. Faça bolinhas de aproximadamente 30 gramas. Passe óleo sobre as almôndegas. Asse em assadeiras forradas com papel alumínio untadas com óleo por 20 minutos, a 180°C, ou até que fiquem douradas. Também pode fazer em fritadeiras elétricas sem óleo.

Molho de tomate caseiro

Ingredientes

1,5 kg de tomates maduros; 15 gramas de sal; 2 colheres de sopa de azeite; 2 cebolas; 3 dentes de alho fresco; 1 cenoura; Orégano a gosto.

Modo de preparo

Lave e parta os tomates ao meio. Descasque as cenouras e pique grosseiramente. Cozinhe por 30 minutos ou até que estejam macios. Bata no liquidificador e peneire para tirar as sementes. Refogue a cebola ralada e o alho amassado no azeite. Adicione o orégano e deixe apurar por pelo menos 2 horas. Você pode guardar o molho em potes de vidros e congelar por até 3 meses.

Montagem do prato

Coloque as almôndegas assadas em uma travessa, adicione o molho de tomates e muçarela e leve para gratinar. Sirva com saladas, legumes assados e arroz integral.

Cookie integral de chocolate do Colégio Novo Tempo

Ingredientes

1 ovo; 1/4 xícara de açúcar mascavo ou demerara; 2 colheres de sopa de mel; 1/2 xícara de manteiga derretida; 1 xícara de aveia em flocos finos; 1 xícara de farinha de trigo integral; 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%; 1 colher de chá de fermento químico.

Modo de preparo

Bata no liquidificador o ovo, açúcar e manteiga. Despeje a mistura em um recipiente e misture os secos. Mexa bem. Acrescente mais farinha de trigo integral ou aveia em flocos finos até dar ponto de não grudar na mão. Molde no formato desejado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 a 12 minutos para ter um cookie fofinho.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Receitas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG