Além da Páscoa: quatro receitas com bacalhau para fazer no dia a dia

Saboroso, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura, o bacalhau é tradicional no preparo de muitas receitas do cardápio da Páscoa. Mas, por ser versátil e fazer muito bem à saúde, seu consumo é recomendado também no dia a dia para quem quer uma dieta nutritiva e balanceada

Benefícios

"O bacalhau é um peixe magro, rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas A, E (excelentes antioxidantes), B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM. Fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e magnésio, importantes minerais para a saúde óssea, dentária e muscular, o equilíbrio de eletrólitos no sangue e a produção de serotonina, hormônio do bem-estar. É, ainda, uma boa fonte de ômega-3, gordura associada à melhora no QI em crianças, redução de náusea na gestação e proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida", aponta a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Graças ao seu sabor marcante e à sua textura, o bacalhau pode ser feito de diversas formas, de salada a receitas cremosas, além de bolinhos assados, e combina com vários acompanhamentos

"Pode ser parte das refeições principais (almoço e jantar), sendo a fonte de proteínas. No formato de bolinhos, por exemplo, pode estar presente em um lanche intermediário", ensina a nutricionista.

Renata alerta que se deve sempre atentar para a validade do produto e para a dessalga correta, que deve ser feita em geladeira com a troca de água

"É sempre importante fazer a compra do peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado e atestem a sua qualidade. O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico".

A especialista ensina 4 receitas com bacalhau para consumo nas refeições diárias

Confira a seguir!

Bolinho assado de bacalhau

Divulgação

Ingredientes

300g de bacalhau desfiado; 50ml de azeite; ½ cenoura ralada bem fininha; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho; 1 tomate médio picado; Purê de duas batatas-doces médias; Cheiro verde a gosto; 2 ovos; 4 colheres de sopa de farinha de arroz; 100g de queijo parmesão ralado; Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar. Faça bolinhas, arrume em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno por, em média, 30 minutos.

Bacalhau com legumes

Divulgação

Ingredientes

1kg de lombo de bacalhau; 25ml de azeite extravirgem. Grelhe o bacalhau com o azeite. Reserve.

Para os legumes

1 abobrinha italiana média; 1 berinjela pequena; 1 tomate médio (não muito maduro); 1 colher de sopa de especiarias de sua escolha; 50ml azeite extravirgem; 20ml vinagre de vinho branco. Corte os legumes em rodelas e grelhe com mais azeite na mesma panela do bacalhau.

Para o molho

3 colheres de sopa de azeite; 1 dente de alho; 100ml suco de limão; 1 cebola; 1 pitada de sal; 2 pimentas dedo-de-moça; Pimenta do reino a gosto. Misture todos os ingredientes.

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture o molho ao bacalhau e aos legumes grelhados.

Bacalhau em ninhos

Divulgação

Ingredientes

Macarrão tipo ninho; 500g de bacalhau em lascas; Azeite a gosto; 1 cebola pequena ralada; 2 dentes de alho amassados; 1 tomate maduro picado; 3 colheres de sopa de cheiro verde picado; 3 colheres de sopa de creme de leite; 2 xícaras de chá de passata de tomate; Sal a gosto; Queijo parmesão para polvilhar.

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Cozinhe o bacalhau até que fique possível desfiar. Espere esfriar e desfie bem. Monte os ninhos de macarrão em uma assadeira. Misture o bacalhau desfiado com o creme de leite e recheie cada ninho. Em uma panela, refogue o algo e a cebola. Acrescente a passata de tomate e 1 xícara de chá de água. Acerte o sal, acrescente o cheiro verde e desligue (com o molho bem diluído em água, sem apurar). Coloque o molho sobre os ninhos recheados com bacalhau, o suficiente para quase cobrir cada ninho (não use uma assadeira muito larga!). Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve para cozinhar ao forno por aproximadamente 1 hora.

Salada de bacalhau com endívias

Divulgação

Ingredientes

100g de endívias; 2 xícaras de chá de salada cremosa de bacalhau do Porto; 2 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese.

Modo de preparo

Abra as folhas de endívia em uma travessa. Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau do Porto e sirva em seguida.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Receitas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG