Siga as dicas e não erre no rondelli caseiro

Os chefs Lisandra Castellani e Thiago Freitas ensinam como preparar a massa em casa e de maneira prática

Faça rondelli caseiro
Foto: Marca Fortaleza
Faça rondelli caseiro

O rondelli é mais um prato italiano que faz sucesso em todo o mundo . O nome em latim e italiano remete a algo redondo, assim como o formato em que a massa é feita, em círculos. A opção é perfeita para os amantes de massa e pode ser encontrada em vários mercados e açougues, porém também é possível fazer o rondelli em casa e colocar a mão na massa.


Alguns ingredientes como farinha de boa qualidade, sal e ovos são ideias para fazer uma boa massa caseira, como indica Thiago Freitas, da Casa Mortadella’s, e a personal chef Lisandra Castellani. "Podendo diversificar com alguns legumes para poder ficar colorida, e também com semolina para a massa ficar do tipo grano duro", diz Castellani. 

Na hora de preparar a massa, Castellani explica que não é difícil, mas que o mais importante é misturar os ingredientes. "Deixar descansar por meia hora para desenvolver o glúten e o segredo é abrir a massa com bastante farinha, deixar a massa fina", conta. Uma dica essencial também é sovar bastante. 

Freitas explica que para quem quer algo mais rápido e não pretende ter trabalho na cozinha, a massa do rondelli também pode ser feita com massa de pastel e de lasanha, fáceis de encontrar. Uma opção vegana que Castellani indica é também usar a berinjela e abobrinha como forma de fazer os círculos. Pré-cozinhar a massa pode ser opcional. 

"O que não pode faltar de maneira alguma em um rondelli é um bom molho caseiro pomodoro, com bastante pedacinhos de tomate ou manjericão", diz Castellani.

"Para o molho branco, a noz-moscada não pode faltar. Um bom queijo é essencial", completa Freitas.  Freitas explica que pela massa ser muito versátil, os recheios ficam ao gosto de cada um. O chef indica ricota, carne e o tradicional presunto e queijo. Ricota com espinafre, frango com requeijão, marguerita, queijo briê com damasco são as recomendações.

Com a massa recheada, a dica dos chefs é usar molhos caldosos e também ir nos tradicionais sugo, pomodoro, quatro queijos e funghi. O tempo de forno é entre 30 e 40 minutos, até que a massa esteja no ponto desejado ou o queijo gratinado. Para acompanhar, uma salada verde, molho com ervas frescas, vegetais e frutos-do-mar são ótimas opções. Anote as dicas e aproveite a receita da chef Lisandra Castellani.


Rodelli de quatro queijos e nozes com molho de espinafre

Para massa base

  • 500g de farinha de trigo
  • 4 ovos grandes
  • Sal a gosto
  • Água para dar liga se necessário


Modo de preparo 

Junte 400g da farinha e o restante dos ingredientes. Sove até formar uma bolinha, se a massa ficar meio quebradiça, acrescente um pouco de água para dar liga.

Deixe descansar por meia hora para desenvolver o glúten e depois abra com um rolo de macarrão, deixando uma espessura de um 3mm. Depois de esticada, abrir retângulos para que possa ser recheado e enrolado como se fosse um rocambole. Numa panela com água fervendo e sal, levar a massa para cozinhar por 8 min, escorra e reserve.

Recheio


Ingredientes 

  • 200g de muçarela
  • 200g de ricota
  • 200g de requeijão de bisnaga
  • 200g de parmesão 


Modo de preparo


Misture todos os ingredientes em um bowl e recheie a massa pré-cozida. Em seguida, enrole a massa recheada como um rocambole, embrulhe com um plástico filme e levar a geladeira por 2 horas.

Molho de espinafre

Ingredientes 

  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 litro de leite
  • 1 maço de espinafre
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Ferva o espinafre em água para murchar e reservar. Numa panela, refogue a manteiga, cebola e o alho. Acrescente a farinha de trigo e vá juntando o leite aos poucos para não empelotar, até chegar ao 1 litro de leite. Em seguida, acrescente o espinafre cortado em pedacinhos, ou também pode ser batido no liquidificar com o leite antes de ir à panela. Corrija o sal e a pimenta e deixar cozinhar por 5 min.

Após todas as etapas prontas, em um refratário, disponha o molho, corte as fatias de rondelli e coloque em cima do molho. Acrescentar mais molho por cima e salpique parmesão. Leve ao forno para gratinar por 20 minutos ou até ficar dourado.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do rondelli fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: